Com suspeita de Covid-19, criança de 2 anos aguarda vaga em UTI Infantil; leitos estão lotados

O menino está intubado na UPA do bairro Autran Nunes, e depende de um leito de UTI para dar continuidade ao tratamento; os pais também aguardam o resultado do teste para Covid-19

Escrito por Redação ,

O desespero se instalou entre a família do pequeno Wallace Heitor, de apenas 2 anos de idade, desde o último sábado (23). Durante o fim de semana, o menino começou a apresentar intensa falta de ar, e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Autran Nunes. Lá, foi identificada a suspeita de que o menino estaria com infecção por Covid-19 ou  pneumonia bacteriana

Legenda: Wallace apresentou uma piora nesta segunda-feira (25) e precisou ser intubado. O pai, Erivan Rosa, aguarda do lado de fora da UPA do Autran Nunes.
Foto: Arquivo pessoal

Sem o diagnóstico fechado porque o resultado do exame de Covid-19 feito ontem ainda não saiu e porque a UPA está com o aparelho de raio-x quebrado, a criança está internada na unidade. Na manhã desta segunda-feira (25), Wallace apresentou uma piora e precisou ser intubado às pressas. Para dar continuidade ao tratamento, ele deve ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Infantil, e, no momento, não há leitos disponíveis em Fortaleza. 

Veja também

“Cada minuto que se passa, ele tá piorando mais. Cada vez que eu vou lá, ele está pior. Os médicos estão atendendo ele muito bem, mas falaram que ele precisa de uma UTI. Eles estão tentando conseguir, mas está sendo negado em todos os lugares porque está lotado de criança também”, conta Erivan Rosa, pai de Wallace Heitor.
 

Na porta de entrada da UPA, Erivan espera pelos breves momentos em que pode receber notícias sobre o estado do filho, que continua internado e acompanhado pela mãe. “Preciso de um leito urgentemente para o meu filho. Senão é esperar pelo pior. Só Deus mesmo pra salvar”, lamenta. Segundo o pai, o pulmão de Wallace já está “muito comprometido”.

De acordo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o caso do pequeno Wallace vem sendo acompanhado desde sábado, e a expectativa é de que ele possa ser transferido para uma unidade com UTI Infantil até esta terça-feira (26).

Disponibilidade 

Na Capital, os leitos de UTI Infantil da rede pública de saúde estão concentrados no Hospital Infantil Albert Sabin. Até hoje (25), todas os 24 leitos instalados na unidade estavam ocupados. 

Veja também

Desde dezembro, a disponibilidade vagas na UTI Infantil triplicou. Até o dia 25 do último mês, o Hospital contava com oito leitos dessa categoria. Na ocasião, seis deles estavam em uso, o que representa 75% de ocupação. 

Hoje, a demanda também se estende também para os leitos de enfermaria. Das 66 vagas disponíveis no Hias, 65 estão em uso – em uma ocupação de 98,48%. Já no hospital filantrópico da Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza (Sopai), 41 dos 100 leitos de enfermaria estão ocupados. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.