Chega a 61 o número de casos suspeitos da nova variante do coronavírus no Ceará
Ainda não há confirmação da presença da nova cepa no Estado
No Ceará, 61 casos suspeitos de infecção pela nova variante do coronavírus são investigados até esta quinta-feira (4). Deste total, 44 são viajantes e 17 tiveram contato domiciliar com pessoas das áreas de risco, os chamados contactantes.
Veja também
Dentre os casos investigados, 34 são homens e 27 mulheres. Até a última sexta-feira (29), 55 pessoas eram monitoradas.
A previsão para o resultado dos exames ainda não foi divulgada.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) analisou 33 amostras recebidas, das quais 16 possuem critérios técnicos para isolamento viral e foram enviadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Amazonas.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), apenas um paciente veio transferido em acordo com o Estado. A pasta frisa que, até o momento, não há confirmação de que os casos pertençam à nova cepa do vírus.
Em entrevista o Sistema Verdes Mares nesta quinta, o titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, informou que aguarda a marcação de uma reunião com a Fiocruz.
Nova variante
No Brasil, foi detectada a presença de novas variantes em amostras de pacientes de seis estados: Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Roraima, Pará e Sergipe.
Nessa segunda-feira (1º), o Governo do Ceará já havia recomendado quarentena de 14 dias para as pessoas vindas dessas regiões ao Ceará. Também são consideradas áreas de risco os países: Argentina, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos da América, Jamaica, México, Peru, Japão, Reino Unido, África do Sul e República Dominicana.
Na terça-feira (2), o governador Camilo Santana (PT) informou que vai solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o controle do fluxo e a testagem para Covid-19 dos passageiros que desembarcarem no Aeroporto de Fortaleza, com o intuito de impedir a entrada da nova cepa no Estado.