Governo pedirá novamente à Anvisa exigência de teste de Covid para entrada de viajantes no Ceará

Camilo anunciou medidas restritivas para frear o avanço de casos e impedir entrada de nova cepa do coronavírus no Estado

Escrito por Bruna Damasceno ,
aeroporto
Legenda: Setor aéreo continua sofrendo perdas por conta da pandemia
Foto: Helene Santos

Para tentar impedir a entrada da variante do novo coronavírus no Ceará, o governador Camilo Santana (PT) vai solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o controle do fluxo e a testagem para Covid-19 dos passageiros que desembarcarem no Aeroporto de Fortaleza. 

“Não temos autonomia para isso, mas queremos exigir o exame negativo para garantir que as pessoas que chegam a Fortaleza não tragam esse vírus de outros locais de fora do Ceará", disse, em transmissão ao vivo, na noite desta terça-feira (2). 

Essa não é a primeira vez que o governador pede reforço ao Governo Federal. Em outubro último a solicitação foi negada

Camilo anunciou, também, que estabelecimentos comerciais que oferecem atividades econômicas não essenciais em Fortaleza só poderão funcionar até 20h pelos próximos 15 dias.

Veja também

No Brasil, foi detectada a presença de novas variantes em amostras de pacientes de seis estados: Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Roraima, Pará e Sergipe. A  Secretaria da Saúde (Sesa) monitora casos suspeitos, mas ainda não há confirmação da presença da nova cepa no Estado. 

Nessa segunda-feira (1º), o Governo do Ceará já havia recomendado quarentena de 14 dias para as pessoas vindas dessas regiões ao Ceará. Também são consideradas como áreas de risco os países: Argentina, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos da América, Jamaica, México, Peru, Japão, Reino Unido, África do Sul e República Dominicana.

A solicitação à Anvisa soma-se a outras medidas para frear o aumento de casos no Estado, incluindo a extensão do estado de emergência em saúde pública pelos próximos seis meses e horários reduzidos do comércio não essencial a partir desta quarta-feira (3).
Assista ao anúncio do governador:

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.