Mesmo com instabilidade, agendamento de profissionais da Saúde da Capital segue acontecendo

SMS aponta que houve uma inconsistência no sistema, durante a tarde desta segunda-feira (25), mas cadastramento segue ocorrendo para o grupo prioritário

O agendamento para vacinação contra a Covid-19 de profissionais da saúde de Fortaleza continua aberto, nesta segunda-feira (25), de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Durante esta tarde, no entanto, os agentes que tentavam o cadastramento recebiam mensagens de que o atendimento não estava disponível no momento. 

Segundo a Pasta, o que ocorreu foi uma inconsistência no sistema, que informou a finalização do cadastro aos profissionais da saúde, porém, os agendamentos seguem sendo realizados.  

Além do Centro de Eventos, onde profissionais da saúde começaram a ser imunizados nesta segunda-feira, outros locais devem ser disponibilizados conforme novas doses de vacina contra a Covid-19 cheguem na Capital. 

Falha leva idosos a irem ao Centro de Eventos

Outras falhas no sistema de agendamento já haviam sido registradas ao longo desta segunda-feira. Um erro no sistema fez com que idosos comparecessem ao Centro de Eventos para realizar a vacinação. O local, contudo, deve realizar apenas a imunização de profissionais da saúde. 

A SMS reforçou que a imunização desse grupo só começa na quarta-feira (27) nas casas dos pacientes ou em drive-thrus.

"Devido a inconsistências no sistema VacineJá, 863 idosos agendaram sua vacinação contra a COVID-19 para o Centro de Eventos. A SMS pede aos idosos para não compareçam ao local, conforme orientação repassada para os mesmos por telefonemas, mensagens via Wathasapp e e-mail. No entanto, não há prejuízo para aqueles que estão se dirigindo ao local, nesta segunda-feira (25/01), pois estão recebendo a vacina em sistema drive-tru, a fim de garantir o cumprimento dos protocolos sanitários de distanciamento social", detalha a nota da SMS.

Aumento de demanda gera aglomeração em posto de saúde

Já no posto de saúde Miriam Porto Moda, no bairro Aldeota, idosos e profissionais da saúde formaram filas para regularizar o cadastramento da vacinação, após erro apontado pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza, no ato do agendamento. 

“A gente vem recebendo esse aumento de demanda há uns 15 dias. E temos orientado que idosos não precisam vir, apenas alguém da casa com o documento oficial e comprovante de residência”, explica a coordenadora do posto, Lorena Menezes.

Além do aplicativo Mais Saúde Fortaleza, a população pode se cadastrar pelo site Vacine Já. Se o agendamento foi concluído, basta esperar a comunicação via e-mail ou telefone, de acordo com a profissional.