Alerta alto ou altíssimo para Covid-19 cresce 70%, e Ceará tem 90 cidades na lista de atenção

Fortaleza, Pentecoste, Cascavel, Pacajus, Pacatuba, Horizonte e Redenção fazem parte da lista de 41 municípios inseridos no risco "alto" do alerta

Fortaleza está inserida no nível moderado de incidência para Covid-19
Legenda: Fortaleza está inserida no nível moderado de incidência para Covid-19
Foto: Antônio Rodrigues

Pelo menos 90 cidades cearenses apresentam nível de alerta "alto" ou "altíssimo" para incidência do novo coronavírus, segundo o monitoramento da doença apontado pelo IntegraSUS, plataforma da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), coletado às 10h desta quarta-feira (16). Há duas semanas, o sistema indicava 53 cidades com risco dentro dos mesmos parâmetros, o que revela aumento de 70% de inclusões no período.

Entre os dados analisados pela Sesa estão o aumento de casos diários, de internações, de testes positivos, de mortes e de leitos de UTI ocupados. A Pasta considera a análise de dados entre os dias 29 de novembro e 12 de dezembro. Outros dois níveis de alerta são o "novo normal" e o "moderado". 

No risco "altíssimo", estão 49 cidades, dentre as quais Caucaia, Aquiraz, Itapipoca, Amontada, Beberibe, Jaguaruana, Tauá e Boa Viagem. Em Tauá, entretanto, a taxa de positividade dos testes RT-PCR é de 25%, com tendência de queda.  

Fortaleza, Pentecoste, Cascavel, Pacajus, Pacatuba, Horizonte e Redenção fazem parte da lista de 41 municípios inseridos no risco "alto" do alerta. Contudo, o percentual de leitos de UTI-Covid ocupados em Cascavel, por exemplo, está em tendência decrescente.

Ocupação

Ao todo, o Ceará registra incidência de 82,5 novos casos diários de Covid-19 a cada 100 mil habitantes nas últimas duas semanas epidemiológicas (49 e 50). No geral, o dado coloca o Estado no nível 1, apontando risco baixo.

Durante o período analisado, o percentual de leitos de UTI-Covid ocupados chegou a 64%, com tendência estabilizada. Já a taxa de positividade em teste RT-PCR ficou em 24,1%, com tendência crescente. Ambos percentuais estão catalogados no nível 1 do alerta. As internações por doenças respiratórias (76) e a taxa de letalidade da doença pandêmica (1,7%) estão no nível 2 de alerta, com tendência decrescente e crescente, respectivamente. 

Cidades em verde: risco 1, novo normal / Amarelo: risco 2, moderado / Laranja: risco 3, alto / Vermelho: risco 4, altíssimo
Legenda: Cidades em verde: risco 1, novo normal / Amarelo: risco 2, moderado / Laranja: risco 3, alto / Vermelho: risco 4, altíssimo
Foto: Reprodução/ IntegraSUS

A Sesa informou que o indicador está “crescendo” quando há aumento do valor superior a 15% entre as duas últimas semanas epidemiológicas; “decrescendo” quando há redução do valor superior a 15% no período; e “estabilizando” quando apresenta “quaisquer outras situações”.

Municípios

Dos 184 municípios cearenses, apenas 17 estão no nível 1 para risco de incidência da Covid-19. Dentre as cidades estão Granja, Morrinhos, Poranga e Ipaumirim. Algumas localidades, no entanto, têm tendência de aumento na taxa de ocupação da UTI, como Irauçuba (41,9%). 

Ao todo, 77 cidades estão no nível 2, considerado moderado para a incidência do vírus. Dentre elas, estão Eusébio, Maracanaú, Paracuru, Sobral, Iguatu e Barbalha.

Confira a lista de municípios com risco elevado:

Altíssimo:
Abaiara
Altaneira
Amontada
Aquiraz
Assaré
Aurora
Beberibe
Boa Viagem
Brejo Santo
Campos Sales
Caririaçu
Catarina
Caucaia
Chorozinho
Farias Brito
Hidrolândia
Ibiapina
Icapuí
Icó
Iracema
Itapajé
Itapipoca
Jaguaruana
Jardim
Jijoca de Jericoacoara
Juazeiro do Norte
Jucás
Lavras da Mangabeira
Limoeiro do Norte
Milagres
Orós
Palhano
Pedra Branca
Penaforte
Pindoretama
Piquet Carneiro
Pires Ferreira
Porteiras
Quiterianópolis
Saboeiro
Santa Quitéria
Santana do Cariri
São Benedito
São Gonçalo do Amarante
Tarrafas
Tauá
Trairi
Umari
Várzea Alegre

Alto:
Acarape
Apuiarés
Aracati
Araripe
Arneiroz
Banabuiú
Bela Cruz
Cariré
Cariús
Cascavel
Choró
Crateús
Crato
Croatá
Cruz
Deputado Irapuan Pinheiro
Ererê
Forquilha
Fortaleza
Graça
Guaraciaba do Norte
Horizonte
Ipaporanga
Ipu
Ipueiras
Ipueiras
Itatira
Jati
Meruoca
Mombaça
Monsenhor Tabosa
Novo Oriente
Pacajus
Pacatuba
Parambu
Pentecoste
Quixeré
Redenção
Russas
Tabuleiro do Norte
Tamboril

 

 

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza