Na reta final da temporada, o clube deve avaliar os elencos para definir as permanências
Os elencos de Ceará e Fortaleza trabalham para manter uma base do elenco para a temporada de 2023. Restando dois meses para o fim da Série A de 2022, com as equipes brigando pela permanência na elite nacional, um grupo de jogadores está próximo do encerramento do contrato.
Deste modo, as negociações para expansão contratual devem se intensificar com os jogadores. O Diário do Nordeste lista os atletas nesta condição - o momento é de definição sobre a mautenção ou não de um ativo para os elencos.
O Ceará possui 12 atletas nesta condição. Os volantes Willian Oliveira e William Oliveira, por exemplo, estão cedidos para Cruzeiro e Sport, respectivamente, e ficam livres a partir de dezembro. Em paralelo, nomes como Jael, Dentinho e Iury Castilho estão no grupo atual, com pouco espaço.
A lista possui atletas importantes no contexto atual, como o goleiro Fernando Miguel. Há também atletas que foram emprestados pelo clube durante o ano, como zagueiros Quintero (Vasco) e João Paulo (Náutico), que ficarão livres no mercado em dezembro.
Atletas do Fortaleza com contrato encerrado em 2022 (8)
GOL - Marcelo Boeck
GOL - Fernando Miguel
ZAG - Quintero (cedido ao Vasco)
ZAG - João Paulo (cedido ao Náutico)
LAE - Juninho Capixaba (emprestado pelo Grêmio)
VOL - Caio Alexandre (emprestado pelo Vancouver Whitecaps, do Canadá)