Casas na Itália por 1 euro? Irmãos listam e vendem imóveis; entenda
Mais de 50 propriedades antigas foram vendidas por intermédio de Antonino e Carmelo Cuschera nos últimos três anos
Os irmãos Antonino e Carmelo Cuschera estão, aos poucos, inovando na compra de casas italianas por um euro, conceito que surgiu há alguns anos. Enquanto a maioria dessas construções antigas e abandonadas exige reformas, entrada e o envolvimento de prefeituras, os irmãos procuram imóveis na região da Sicília e colocam à venda sem essas restrições. As informações são da CNN.
Para isso, eles utilizam a própria imobiliária, a Vero Affare, que em tradução livre significa "bom negócio". Simplificando, o comprador pode adquirir uma casa velha e deixá-la como quiser.
Residentes na cidade de Favara, o produtor de melão Antonino, de 55 anos, e o especialista em tecnologia Carmelo, de 58, visitam regularmente cidades sicilianas que enfrentam dificuldades devido ao despovoamento e onde possam existir famílias interessadas em se desfazer de propriedades antigas por considerá-las um fardo.
"Distribuímos panfletos nas aldeias para incentivar as pessoas a se livrarem de prédios abandonados por um euro e cuidamos de toda a papelada necessária", explicou Antonino à CNN.
Mais de 50 casas vendidas
Nos últimos três anos, os sicilianos venderam mais de 50 casas de um euro, a maioria para estrangeiros, incluindo norte-europeus e ucranianos fugindo da guerra.
"Não há reuniões públicas aqui, é apenas uma negociação entre compradores e vendedores e nós fazemos a ligação. Antigos proprietários que querem se livrar de suas propriedades familiares abandonadas entram em contato conosco, e colocamos todos os anúncios online com fotos, mas não vendemos sem ver. Os compradores interessados devem comparecer pessoalmente", disse Antonino.
Novos imóveis por esse valor são publicados toda semana, além de outras residências baratas e prontas para morar, vendidas por cerca de 20 mil euros, o equivalente a R$ 128 mil.
Veja também
Imóveis da década de 1930
Sutera, uma vila medieval considerada uma das cidades mais bonitas da Itália, está entre as comunidades onde os irmãos encontram e vendem casas na Sicília. Propriedades também podem ser encontradas em Campofranco, Acquaviva Platani e em bairros antigos de cidades maiores, como Caltanissetta e Agrigento.
A maioria das casas de um euro à venda é pequena, da década de 1930 e com vários andares. Algumas são maiores, casas antigas que já pertenceram a agricultores ou pastores, com 200 metros quadrados em andares inferiores que antes eram usados para abrigar gado.
Algumas dessas propriedades estão em boas condições, outras precisam de grandes reparos.