Foto: Arquivo Pessoal
O mês de julho no Ceará apresenta as menores temperaturas mínimas quando comparado aos demais meses do ano.
Segundo a Funceme, as temperaturas mais baixas nesta época ocorrem em virtude da menor incidência de radiação solar, influência do inverno do hemisfério sul
Apesar de não haver quedas bruscas de temperatura como no Sul e Sudeste, é possível sentir frio em alguns municípios cearenses, especialmente os localizados nas regiões de serra.
As menores temperaturas, no entanto, ocorrem apenas em determinadas horas, como nas madrugadas e no começo da manhã, assim como durante algumas noites
Para quem deseja visitar locais com essa característica, veja lista dos 5 municípios com as menores médias históricas de temperatura no Ceará para o período, segundo a Funceme.
Localizado na macrorregião da Ibiapaba, Ubajara é muito procurada devido ao Parque Nacional de Ubajara. A média histórica de sua temperatura mínima é de 16.21 °C.
Jati fica no extremo Sul do Estado. As temperaturas mínimas durante o inverno costumam variar entre 20 °C e 21 °C, mas o município tem média histórica mínima de 17.06 °C.
Também localizado na Serra da Ibiapaba, São Benedito é reconhecida como a "Capital das Flores" no Estado. Em 2023, o município registrou a menor temperatura do ano, com mínima de 13,6 °C. Apesar do feito, sua média histórica mínima é de 17.49 °C.
Barbalha está localizada na Região Metropolitana do Cariri, ao norte da Chapada do Araripe, e tem média mínima histórica de 17.61 °C. Entre os meses de junho e agosto, as temperaturas são relativamente mais amenas, principalmente durante a noite e a madrugada.
O município se destaca como um dos polos turísticos do norte do Ceará devido à altitude, de cerca de 700 metros em relação ao nível do mar, além de temperaturas mais amenas. A média é de mínima de 18.02 °C.
Acompanhe mais conteúdos de Viagem no Diário do Nordeste