Foto: Shutterstock/Mikhail Mishchenko
A exploração de trilhas e a prática de montanhismo no Brasil ou em outros países exige planejamento e atenção a diferentes aspectos.
Pesquise sobre a região que pretende visitar, mapeando rotas e condições de percursos. Esteja atento, ainda, a pontos de apoio, como acampamentos, abrigos ou vilarejos próximos.
Monitore a previsão do tempo e o histórico de condições da área. Algumas montanhas podem sofrer variações repentinas que impactam na segurança dos exploradores.
Verifique se existem centros de assistência, serviços de resgate e comunicação disponíveis na área. Você precisa dessas informações para planejar rotas e pontos de parada seguros.
Você precisa de um preparo adequado para as exigências da trilha ou da subida. Foque em treinos de resistência, força e aclimatação à altitude, se necessário.
Invista em equipamentos de qualidade e apropriados, como calçados, mochilas, bastões, lanternas, cordas e sistemas de comunicação, como rádios ou smartphones com cobertura.
Deixe amigos e familiares informados sobre seu roteiro detalhado, com horários, pontos de partida e chegada e possíveis desvios.
Contrate um seguro de viagem com cobertura específica para atividades de aventura e resgates em locais remotos. Essa dica é essencial em caso de imprevistos. Também esteja atento à área de cobertura do seguro.
Este conteúdo foi produzido a partir de entrevista com Fernanda Dornelles, vice-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).
Acompanhe a página de viagens do Diário do Nordeste.