Cadela adota e amamenta oito filhotes órfãos de porca que morreu após parto

Tutora dos animais se impressionou com ação da cachorra. Veterinária explica que instinto materno orientou gesto do animal

Legenda: Cachorra encontrou os filhotes em uma caixa dentro de casa, mas não os acolheu num primeiro momento.
Foto: Angelina Carvalho/arquivo pessoal

Após a morte da mãe, oito porquinhos foram acolhidos e adotados por uma cadela da zona rural de Fainá, na região Central de Goiás. A proprietária dos animais, a manicure Angelina Carvalho Barbosa Moreira, de 34 anos, impressionou-se com o cuidado da cachorra com os filhotes da porca. As informações são do portal G1.

A cadela, chamada Pantera, pariu dois filhotes, duas semanas atrás. Dez dias depois, no entanto, uma das porcas da fazenda também deu cria, mas morreu após o parto. Os filhos, então órfãos, foram pegues pela manicure e colocados em uma caixa dentro de casa — lá, a cachorra os encontrou. "No primeiro momento, ela deu só uma cheirada e saiu, mas, logo depois, voltou e começou a amamentá-los”, afirmou.

A ação da cachorra surpreendeu a tutora, pois a atitude dela com outros bichos era diferente até então. “Eu não imaginava que ela cuidaria deles assim. O que mais me impressiona é que, antes disso, ela era super arisca com outros animais, mas agora, ela é bem mais calma. Tanto que ela cuida dos porquinhos como se tivessem nascido dela", relatou a mulher.

A veterinária Lorraine Oliveira Marais Prieto explica que a adoção de filhotes de outra espécie que ficaram sem a mãe biológica é comum. A profissional acrescenta que o gesto ocorre mais entre cães e gatos, porém não fica restrito apenas a esses animais.

“É o instinto materno mesmo. Acontece muito entre cães e gatos porque são animais domésticos mais comuns. Nesses casos, nós só orientamos ser necessário ficar de olho se esse leite está sendo suficiente ou se não será necessário complementar essa alimentação, mas não tem nenhum prejuízo ao filhote nem à mãe", ressaltou.



ÚLTIMAS HORAS PARA GARANTIR SUA ASSINATURA ANUAL COM 50% DE DESCONTO

Tenha acesso ilimitado a conteúdos exclusivos!

Análises de especialistas, coberturas sobre esporte, política, economia e muito mais.

ASSINE JÁ