Zamioculca: saiba como plantar, cuidar e fazer mudas

Planta não tolera excesso de água e deve ser cultivada em ambientes sem luz direta do sol

Escrito por Felipe Mesquita ,
Zamioculca
Legenda: Zamioculca alcança, no máximo, um metro de altura
Foto: Shutterstock

Nativa da Tanzânia, na África, a Zamioculca tem folhas suculentas e brilhantes em tons de verde escuro. A planta da fortuna, nome popular da erva terrestre da família Araceae, é famosa por atrair prosperidade ao mesmo tempo em que exige poucos cuidados no cultivo diário. Não à toa, ela está cada vez mais sendo usada no paisagismo de ambientes residenciais e corporativos.

Veja também

Como plantar?

Para que a planta cresça e conserve a aparência vistosa, há cuidados obrigatórios desde o plantio.  Portanto, tenha em mãos pedriscos, argila, areia e húmus. 

O primeiro passo é adicionar pedriscos para auxiliar a drenagem e depois preencher cerca de 1/4 do vaso com argila. O preparo do solo deve ser feito com 1 litro de terra comum para 1/2 litro de areia e 1/2 litro de húmus de minhoca.

Em seguida, recomenda-se misturar bem todos os componentes antes de colocá-los no vaso. A planta deve ficar no centro e o restante do espaço ser completado com os componentes. 
 
A professora titular do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará, Iracema Loiola*, mestre e doutora em Botânica, também alerta para a escolha do tamanho do vaso onde a muda será plantada.

"Outra recomendação importante é usar um vaso duas a três vezes maior que a muda para garantir melhores condições de crescimento e desenvolvimento da planta. As proporções acima indicadas podem variar para mais ou para menos dependendo do tamanho do vaso a ser utilizado", ressalta.

Cuidados

Por ser considerada uma planta suculenta, que armazena quantidade abundante de água em seus tecidos, a Zamioculca não tolera encharcamento. Assim, a orientação é de regá-la apenas quando o solo estiver bem seco.
 
Camila Barros, engenheira agrônoma e professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Tianguá, explica que a necessidade de água na planta pode ser verificada com uso de um palito.

"Pode-se introduzir um palito no solo e aguardar alguns minutos, se o palito sair seco, está na hora de fazer a rega. Desta forma, regue abundantemente até sair água pelo fundo do vaso, e aguarde o solo secar bem para regar novamente", esclarece.

Outra dica mencionada pela especialista é em relação ao material do vaso. Os de barro ou concreto secam o solo mais rapidamente porque trocam umidade com o ambiente. Já os vasos de plástico mantém a umidade do solo "por mais tempo".

É uma planta de sol de ou de sombra?

As Zamioculcas crescem sadias e vigorosas quando preservadas em  sombra ou meia sombra, isto é, em ambientes com claridade, mas sem o alcance direto do sol na planta.

Segundo a professora Camila Barros, paredes e quinas são os locais mais indicados, uma vez que protegem a planta de ventos fortes. Também são uma "excelente opção": corredores, bosques e locais com pouca iluminação.

Como limpar as folhas?

Pode-se lavar a folhagem com água (chuva, mangueira ou recipiente) e deixar secar em ambiente. Outra dica de Iracema Loiola é passar um pano umedecido com café (sem açúcar) em cada folha. 

Caso as folhas fiquem amareladas ou o verde perca o brilho, é sinal de que há excesso de água. A recomendação de Camila Barros é fazer o replantio se a Zamioculca apresentar esses sintomas.

Veja também

Como replantar?

O replantio também é indicado ao observar que o vaso da Zamioculca está muito cheio e as raízes estão bastante superficiais. Deve-se colocar em um vaso maior, retirar um pouco do substrato antigo aderido às raízes, fazer a camada de drenagem, colocar um pouco de substrato, colocar a planta e preencher com mais substrato.

"Para manter a planta vigorosa é necessário fazer adubação a cada três meses, com matéria orgânica, a exemplo do húmus de minhoca, casca de ovo triturada ou adubação com fertilizante formulado NPK", aponta Camila, indicando que os materiais podem ser encontrados em lojas de agropecuárias e de jardinagem.

ZAMIOCULCA
Legenda: Planta deve ficar em sombra ou meia sombra para que folhas permaneçam vigorosas
Foto: Shutterstock

Como podar?

Esta espécie não necessita de podas, já que possui o crescimento bastante lento e chega a um metro de altura, no máximo. Porém, folhas antigas deterioradas podem ser cortadas sempre na base. O corte no meio do ramo não é indicado porque tira a beleza estética da planta.

Como fazer muda?

Basta retirar os folíolos que compõem a folha, enterrá-los no solo e aguardar o enraizamento e crescimento de uma nova planta. Camila pondera que esta forma de propagação é "bastante demorada", levando de 2 a 3 meses para sair os primeiros brotos e de 6 a 8 meses para se obter uma planta adulta. 

"Por este motivo, a forma mais rápida de se fazer mudas desta espécie é através da divisão dos rizomas (caule subterrâneo). Neste último caso, obtêm-se um número menor de mudas. A melhor época para propagar sua Zamioculca é no verão quando ela possui um desenvolvimento mais rápido", garante a professora.

Quando a Zamioculca dá flor? 

De acordo com Iracema Loiola, a planta apresenta "flores pequenas e alvas", agrupadas em uma inflorescência denominada de espádice, que é protegida por uma folha modificada, a espata, de cor verde claro. 

"Tais inflorescências ficam dentro da touceira de folhas e partem bem próximas ao solo. O período de floração é entre os meses de agosto a outubro", cita.

Para que serve a planta?

Ideal para compor a decoração de ambientes internos como escritórios, lojas e shoppings. Dentro do paisagismo, a Zamioculca é considerada folhagem ornamental, por possuir folhas bastante exuberantes, sendo sua flor bem diminuta e com baixo valor comercial. 

Iracema destaca que a planta tem ainda um significado espiritual, sendo usada para a "proteção dos ambientes, atrair sorte e prosperidade e também para absorver energia negativa e eliminá-las também".

É venenosa?

Os representantes da família Araceae geralmente acumulam sais, como oxalato de cálcio, na forma de cristais microscópicos mais ou menos esféricos e com projeções pontiagudas (drusas) ou de pequenas agulhas (ráfides) dentro das células.

Assim, quando partes da planta são mastigadas e ingeridas causam uma reação alérgica (intoxicação) e causa dor, queimação, edema nos lábios, boca e língua. Portanto, a professora Iracema orienta a utilização de luvas ao plantar, podar ou manusear para evitar irritações na pele e na mucosa.

"É importante conhecer as plantas da nossa casa e arredores pelos nomes e características. Ao planejar um jardim ou cultivar plantas, escolher espécies vegetais não tóxicas, principalmente se houver crianças e animais na casa e alertar as crianças a não brincarem com as plantas e nem as colocarem na boca", adverte Iracema Loiola. 

Especialistas

*Camila Santos Barros de Morais é engenheira agrônoma, mestre e doutora em Fitotecnia e professora efetiva do IFCE Campus Tianguá.

**Maria Iracema Bezerra Loiola é bióloga, mestre e doutora em Botânica e professora titular do Departamento de Biologia da UFC. 

Assuntos Relacionados
Artur Bruno
23 de Fevereiro de 2021
Priscila Resende
21 de Novembro de 2020
Artur Bruno
01 de Setembro de 2020