Três Unidades de Conservação no Ceará serão beneficiadas com programa de preservação de trilhas
Os parques Nacional de Jericoacoara, Nacional de Ubajara e a Floresta Nacional do Araripe – Apodi serão contemplados com o edital público lançado pelo Ministério do Meio Ambiente
Um edital público lançado em novembro pelo Ministério do Meio Ambiente vai possibilitar a melhora de estruturas de trilhas em Unidades de Conservação Federais. Dentre elas, três são no Ceará: Parque Nacional de Jericoacoara, o Parque Nacional de Ubajara e a Floresta Nacional do Araripe – Apodi.
O programa “Adote um Parque – Trilhas da Caatinga” tem o objetivo de contribuir para avanços em 23 trilhas, em nove parques, florestas nacionais e monumentos naturais administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) no Nordeste. Os investimentos estão na ordem de R$ 4,8 milhões em bens e serviços.
Veja também
Podem se manifestar no chamamento público empreendedores, pessoas ou grupo de pessoas físicas, ou jurídicas; privadas, nacionais ou estrangeiras).
Segundo o presidente do ICMBio, Marcos de Castro Simanovic, o objetivo do edital é contribuir para uma melhor estruturação das unidades.
O objetivo neste modelo lançado é beneficiar unidades de conservação do bioma caatinga que tem atributos de beleza cênica, de natureza, que são polos turísticos nas suas regiões e potencial para receber o turista e proporcionar a melhor experiência para o turista"
Envio de propostas
As propostas, bem com o valor global a ser doado, devem ser enviadas por e-mail ao endereço adoteumparque@icmbio.gov.br no formato PDF. O envio foi liberado desde o dia em que o edital foi lançado, em 24 de novembro.
Solicitações poderão ser enviadas ainda em envelope fechado e com identificação da proponente e meios de contato, com a inscrição “Proposta – Edital de Chamamento Público nº ”, e entregues via postal (SEDEX ou carta registrada com aviso de recebimento) ou pessoalmente para a Comissão de Seleção, no seguinte endereço: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio EQSW 103/104, Bloco “C”, Complexo Administrativo - Setor Sudoeste CEP: 70.670-350 - Brasília – DF - Coordenação-Geral de Planejamento Operacional e Orçamento - CGPlan
Trilhas
As trilhas e unidades do Bioma Caatinga foram disponibilizadas para adoção por meio de ato do Ministério do Meio Ambiente (Portaria MMA nº 472, de 18/10/2021), após estudos por gestores e técnicos do ICMBio.
Duas das trilhas fazem parte da implementação da Política Pública da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – Rede Trilhas. Elas objetivam, inclusive, proporcionar a interligação dos Parques Nacionais de Ubajara e Sete Cidades.
Unidades disponíveis no edital:
- Açu/RN (Trilha Luar do Sertão);
- Contendas do Sincorá/BA (Trilha das Bromélias);
- do Araripe-Apodi/CE (Trilhas do Belmonte e do Mirante do Pico);
- Furna Feia/RN (Trilhas do Abrigo do Letreiro e da Caverna Furna Feia);
- Sete Cidades/PI (Trilhas Vale das Pedras, de Bike, da Primeira Cidade, da Segunda Cidade, Terceira Cidade, da Quarta Cidade, da Quinta Cidade, da Sexta e da Sétima Cidades);
- Serra de Itabaiana/SE (Trilha do Poço das Moças);
- Jericoacoara/CE (Trilha do Serrote-Pedra Furada);
- Ubajara/CE (Trilhas do Horto e da Araticum-Gruta)
- Rio São Francisco/AL/SE (Trilhas dos Cânions do Rio São Francisco e Vai e Vem, e Trilhas dos Mirantes do Talhado e do Santinho).