Carneiro com ervilha: veja como preparar

Receita tem origem no Brasil

Escrito por Arquivo Diário do Nordeste ,
Carneiro com ervilha
Legenda: Carneiro com ervilha pode ser servido com batatas
Foto: Arquivo Diário do Nordeste
Avaliação da receita
Nota: 5,00 (1 avaliações)
Região brasileira
Categoria prato principal, jantar

Total 55 min
Palavra-chave autêntico, delicioso

O carneiro com ervilha é um prato delicioso que requer cuidado no preparo. A receita leva ingredientes como azeite, alecrim, sal, pimenta, legumes, vinho tinto e mel. 

Carneiro com ervilha

Ingredientes

  • 500g de filé de carneiro
  • 300g de osso bovino
  • 500g de ervilhas
  • Azeite
  • Sal a gosto
  • Alecrim a gosto
  • Pimenta a gosto
  • Legumes
  • Vinho tinto
  • Mel

Modo de preparo

1
Amarre o filé de carneiro com cordão, deixando um espaço de 2cm entre as amarrações. Tempere o carneiro com azeite, alecrim, sal, pimenta do reino (moída na hora). Deixe no marinado por algumas horas ou, de preferência, de um dia para o outro.
2
MolhoGravy: Separe alguns ossos de carne bovina, cenoura, cebola, alho-poró, tomate, salsão, pasta de molho de tomate, mostarda em grãos, meia taça de vinho tinto e uma colher de mel. Coloque no forno aquecido os ossos, até que fiquem bem dourados, até quase queimados.
3
Numa panela bem grande jogue os ossos e reserve. Coloque a mesma fôrma nas bocas do fogão acesas e refogue todos os legumes que deverão ser cortados em tamanhos grandes, acrescente o vinho tinto, limpando bem a fôrma com uma colher.
4
Acrescente o molho de tomate deixe ferver um pouco e coloque tudo junto com os ossos.
5
Complete com água e deixe ferver por algumas horas. Com uma escumadeira tire os ossos e os legumes, coe o líquido, acrescente mais um pouco de vinho. Deixe esse molho reduzir mais que a metade. Acrescente o mel e a mostarda.
6
As ervilhas primavera são preparadas a partir delas compradas frescas. Cozinhar e bater uma parte delas no liquidificador, cozidas, com azeite ou manteiga, sal e pimenta. Misturar com a outra parte que não foi batida.
7
A finalização do prato pode ser com batatas galette, preparadas com manteiga, tomadas sem a casca e raladas bem fininhas. Em uma frigideira, colocar azeite e deixar esquentar bastante.
8
Selar o carneiro (dar a cor em todos os lados sem deixar cozinhar, o que ajuda a segurar o suco da própria carne).
9
Coloque no forno por mais 8 minutos mais ou menos. A carne do carneiro é mais gostosa se comer mal passada, não se deve deixar cozinhar muito. Cortar o cordão comum a tesoura. Montar o prato como indicado na foto e colocar o molho gravy por cima.
Envie sua avaliação Quantas estrelas essa receita merece?
Assuntos Relacionados