Primeira reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus acontece hoje (16)
Ao fim do encontro, o secretário da Saúde deve se pronunciar sobre os casos confirmados de Covid-19
O governador Camilo Santana informou, na tarde desta segunda-feira (16), que novos casos de coronavírus serão confirmados. A declaração foi dada na primeira reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus. Nove casos foram confirmados do Covid-19 no Ceará.
"Foram constatados oficialmente os casos do coronavírus aqui no Ceará. Foram três casos já confirmados ontem e deverão ser possivelmente confirmados outros casos. A gente tomou a decisao de publicar um decreto com uma série de medidas a serem estabelecidas aqui no Estado", afirmou Camilo. As medidas, no entanto, ainda não foram divulgadas, já que o comitê ainda está reunido a portas fechadas no Palácio da Abolição.
Há uma coletiva prevista após a reunião, onde o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins, o doutor Cabeto, deve se pronunciar acerca dos casos confirmados. De acordo com o governador, a preocupação no momento é com a velocidade com que o vírus possa se propagar.
O comitê foi instituído no último dia 13, conforme publicação do Diário Oficial daquele dia. Fazem parte do grupo, além da Secretaria da Saúde, a Casa Civil; a Secretaria da Educação; a Segurança Pública e Defesa Social; a Secretaria da Administração Penitenciária; e a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.
Também serão convidados para participar das reuniões representantes dos seguintes órgãos:
- Assembleia Legislativa do Ceará;
- Tribunal de Justiça do Estado do Ceará;
- Ministério Público Estadual;
- Justiça Federal no Ceará;
- Ministério Público Federal;
- Prefeitura Municipal de Fortaleza;
- Tribunal Regional do Trabalho;
- Ministério Público do Trabalho;
- Tribunal de Contas do Estado;
- Defensoria Pública do Estado;
- Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE);
- Universidade Federal do Ceará (UFC);
- Universidade Estadual do Ceará (Uece);
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa;
- Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece);
- Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC);
- Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio);
- Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL;
- Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT)
No último domingo (15), o governador Camilo Santana se reuniu om o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Washington Araújo, com o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, e com o prefeito Roberto Cláudio para avaliar as ações de prevenção e combate ao coronavírus no Ceará. O gestor realizou, no mesmo dia, um encontro com um grupo de médicos epidemiologistas para debater as ações realizadas em todo o Estado.
Isolamento
Os três pacientes que testaram positivo para o Covid-19 viajaram e retornaram recentemente do exterior. Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) informa que "dois estão internados em um hospital particular na capital e outro, em isolamento domiciliar". O quadro clínico dos pacientes, neste momento, não é grave.
Com a confirmação dos casos, o número de suspeitas no Ceará cai de 87 para 84. Os dados são do boletim mais recente da Sesa, divulgado ontem (15). Ao todo, foram 173 notificações e 86 casos descartados.
Os pacientes em investigação estão distribuídos entre 16 municípios: Aquiraz, Caucaia, Camocim, Crato, Eusébio, Fortaleza, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Massapê, Quixadá, Quixeramobim, Sobral, Tamboril e Tauá.