Trump quer alterar receita da Coca-Cola nos EUA e gera polêmica

Presidente dos Estados Unidos deseja retirar o uso de xarope de milho de alta frutose

Escrito por
(Atualizado às 15:54)
Imagem do presidente dos EUA, Donald Trump, fala com repórteres na Sala Leste da Casa Branca, em Washington, DC, em 16 de julho de 2025, para matéria sobre Trump querer alterar receita da Coca-Cola nos EUA e gerar polêmica
Legenda: A Coca-Cola agradeceu o "entusiasmo do presidente Trump"
Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP

O presidente Donald Trump compartilhou o desejo de alterar a receita da Coca-Cola nos Estados Unidos. Na quarta-feira (16), usou a plataforma Truth Social para revelar conversa com a multinacional, que atualmente utiliza xarope de milho de alta frutose (HFCS, na sigla em inglês) em suas bebidas.

"Conversei com a Coca-Cola sobre o uso de açúcar de cana de verdade na Coca-Cola nos Estados Unidos, e eles aceitaram", escreveu Trump. Esse movimento ocorreu após o secretário de Saúde Robert F. Kennedy Jr. criticar o adoçante utilizado. 

No governo do presidente estadunidense, está sendo organizada a campanha "Torne os Estados Unidos Saudáveis Outra Vez". "Será uma decisão muito boa da parte deles. Vocês vão ver. É simplesmente melhor!", escreveu Trump.

Ele não explicou o motivo da mudança, que não afetará a bebida favorita dele: a Coca-Cola Light. 

Veja também

Reposta da Coca-Cola

A Coca-Cola não confirmou imediatamente se alterou o ingrediente. "Agradecemos o entusiasmo do presidente Trump por nossa marca icônica Coca-Cola. Em breve serão compartilhados mais detalhes sobre as novas e inovadoras ofertas da nossa linha de produtos Coca-Cola", escreveu a empresa em um comunicado.

O HFCS se popularizou na década de 1970 e seu uso se expandiu devido aos subsídios governamentais para produtores de milho e às altas tarifas sobre a importação de açúcar de cana.

Diferença entre o xarope de milho e o açúcar de cana

Tanto o HFCS quanto a sacarose (açúcar de cana) são compostos por frutose e glicose. No entanto, apresentam diferenças em sua estrutura: o HFCS contém frutose e glicose livres sem ligação química, enquanto a sacarose é formada pelos dois açúcares ligados quimicamente.

Essas diferenças estruturais não parecem afetar significativamente a saúde. Uma revisão de estudos clínicos realizada em 2022 não encontrou diferenças relevantes entre HFCS e sacarose em relação ao ganho de peso ou à saúde cardíaca.

Porém, o estudo apontou um aumento em um marcador inflamatório em pessoas que consumiam HFCS. No geral, ambos parecem ter impacto semelhante quando consumidos em quantidades calóricas equivalentes.

 

Assuntos Relacionados