Sequestro de trem com 400 passageiros no Paquistão termina com mais de 30 separatistas e quase 30 reféns mortos

Foram mais de 30 horas de confrontos

Escrito por
(Atualizado às 18:27)
Trem abatido no Paquistão
Legenda: O ataque foi registrado nessa terça-feira (11)
Foto: AFP

Todos os reféns de um ataque a trem comandado por separatistas no Paquistão foram liberados nesta quarta-feira (12), após mais de 30 horas de confrontos.

No total, 168 reféns foram liberados nessa terça (11) e outros 178 nesta quarta. À AFP, em condição de anonimato, um alto responsável militar afirmou que 27 soldados tomados como reféns morreram na ação, bem como um paramilitar que participou das operações de resgate. Dos separatistas, faleceram "entre 32 e 35", segundo a mesma fonte.

Um paramédico e um funcionário ferroviário explicaram que o maquinista do trem, um oficial de polícia e um soldado morreram durante o ataque.

Veja também

O ataque

Os criminosos explodiram um trecho da ferrovia e tomaram o controle do trem na noite de terça-feira, na região do Baluchistão, uma empobrecida província que tem reservas de petróleo e minerais no sudoeste do país, cenário de muitos ataques separatistas.

O ataque foi reivindicado pelo Exército de Libertação do Baluchistão (ELB), principal grupo separatista da província que faz fronteira com o Afeganistão e o Irã.

Muhamad Kashif, funcionário de alto escalão do departamento ferroviário, disse à AFP que "mais de 450 passageiros a bordo" foram tomados como reféns.

Assuntos Relacionados