Rússia anuncia redução 'radical' de atividade militar perto de Kiev; negociações podem continuar

A previsão inicial era de que as conversas continuariam na quarta (30), mas ainda não há confirmação

Escrito por EFE e AFP ,
Legenda: Os representantes russos classificaram as negociações como "representativas"
Foto: AFP

As negociações de paz entre as delegações de Rússia e Ucrânia, em Istambul, na Turquia, foram concluídas nesta terça-feira (29), conforme indicaram fontes da embaixada ucraniana em Ancara. Até então, não há confirmações até o momento se as conversas seguirão amanhã, como estava previsto inicialmente.

A Rússia deve reduzir "radicalmente" a atividade militar perto de Kiev e Chernihiv, após as negociações, que foram definidas como "significativas" entre as delegações dos dois países em Istambul nesta terça-feira (29).

"À medida que as negociações sobre um acordo de neutralidade e o status não nuclear da Ucrânia entram em uma dimensão prática (...), foi decidido, para aumentar a confiança, a redução radical da atividade militar em Kiev e Chernihiv", declarou o vice-ministro da Defesa russo, Alexandre Fomine, em Istambul. 

Veja também

O chefe da delegação russa também explicou que o presidente russo Vladimir Putin poderia se reunir com seu homólogo ucraniano, Volodimir Zelensky.

"Após as discussões significativas de hoje nós decidimos e propusemos uma solução, segundo a qual é possível a reunião dos chefes de Estado simultaneamente com a assinatura do tratado por parte dos ministros das Relações Exteriores", acrescentou Medinsky.

"Com a condição de que se trabalhe rapidamente no acordo e se encontre o compromisso necessário, a possibilidade de chegar à paz estará muito mais perto", disse.

Encontros de negociações

Até agora, as partes se reuniram de forma presencial em três ocasiões - 28 de fevereiro, 3 de março e 7 de março -, em Belarus. No último dia 10, em Antalya, também na Turquia, houve encontro entre os ministros das Relações Exteriores russo e ucraniano

Assuntos Relacionados