Projeto que pode proibir TikTok nos EUA é aprovado pela Câmara de Representantes

A China afirmou que a medida 'inevitavelmente se voltaria contra os Estados Unidos'

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
tiktok Estados Unidos
Legenda: A iniciativa é, até o momento, a maior ameaça enfrentada pela rede social em território estadunidense
Foto: Shutterstock

Um projeto de lei que pode proibir o uso da rede social TikTok foi aprovado, nesta quarta-feira (13), pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. O país pede que o aplicativo corte relações com sua matriz ByteDance e com a China. No total, foram 352 votos a favor e 65 contra.

A iniciativa é, até o momento, a maior ameaça enfrentada pela rede social em território estadunidense. O projeto, que irá para o Senado, ainda tem futuro incerto, uma vez que figuras-chave não se opõem à utilização do app.

O TikTok, de origem chinesa, se tornou um alvo dos Estados Unidos. Há a teoria de que a plataforma permite que Pequim vigie e manipule os cerca de 170 milhões de usuários nos EUA.

Veja também

O presidente Joe Biden promulgará a norma, conhecida oficialmente como "Lei de Proteção dos Estados Unidos contra Solicitações Controladas por Adversários Estrangeiros", após sua aprovação nas duas câmaras legislativas, anunciou a Casa Branca.

O documento solicita que a empresa matriz do TikTok, ByteDance, venda a plataforma em 180 dias a uma empresa local. Caso não seja obedecida a exigência, o app será excluído das lojas como a Apple e Google, nos Estados Unidos.

A China afirmou, nesta quarta-feira, que a medida "inevitavelmente se voltaria contra os Estados Unidos".

"Embora os Estados Unidos nunca tenham encontrado evidências de que o TikTok ameace a segurança nacional americana, não pararam de reprimi-lo", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, condenando como um "comportamento de intimidação".

Assuntos Relacionados