Papa Francisco tem noite tranquila, mas não vai participar da oração do Angelus, diz Vaticano

Segundo a Santa Sé, todos os compromissos públicos do papa permanecem cancelados

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Papa Francisco tem noite de sono tranquila, mas não vai participar da oração do Angelus, diz Vaticano
Legenda: Papa está internado desde o dia 14 de fevereiro
Foto: Alberto Pizzoli/AFP

O Papa Francisco passou a noite bem e teve um sono tranquilo, segundo informou o Vaticano neste sábado (22). O pontífice, que continua internado desde o dia 14 de fevereiro, também não está acamado e não respira por aparelhos.

Apesar do quadro clínico positivo, a Santa Sé confirmou que o Papa não participará da tradicional Oração Angelus na Praça de São Pedro pela segunda semana consecutiva. O texto dessa semana, portanto, será publicado para os fiéis, em vez de lido.

Veja também

Nessa sexta-feira (21), após uma semana de internação, os médicos do Hospital Gemelli, em Roma, fizeram uma entrevista coletiva para atualizar o estado de saúde do religioso. "Ele está fora de perigo? Não. Mas se a pergunta for 'ele está em perigo de morte', a resposta é 'não'", explicou o médico Sergio Alfieri.

A equipe também deixou claro que o Papa é considerado um "paciente frágil", tanto por conta da idade, 88 anos, quanto por problemas de saúde anteriores. Apesar disso, ele está respondendo positivamente aos tratamentos, mas o quadro pode ir mudando a cada dia.

Qual a doença do Papa Francisco?

Inicialmente, o pontífice foi internado com bronquite, doença que também o deixou acamado em 2023. Mas poucos dias depois, ele recebeu um novo diagnóstico de pneumonia bilateral, condição que atinge os dois pulmões e é mais grave que a pneumonia tradicional. Vale lembrar que Francisco teve uma parcela do órgão removida, devido a um problema de pleurisia que desenvolveu aos 21 anos de idade.

Além dos problemas respiratórios, o religioso também tem dificuldades em se locomover por conta de um problema no joelho. Nos últimos anos, ele foi visto publicamente circulando em cadeiras de roda ou caminhando com o auxílio de uma bengala.

O Papa também já fraturou o antebraço direito após cair dentro de sua residência. Em fevereiro deste ano, ele tropeçou após sua bengala quebrar enquanto ele entrava em uma audiência no Vaticano e teve de ser ajudado por um assessor para chegar ao seu assento.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.