OMS confirma quase cem casos da varíola dos macacos em 15 países não endêmicos ao vírus

Doença tem se espalhado para fora da região endêmica, localizada em partes da África Ocidental e Central

Escrito por Redação ,
Legenda: Dezenas de casos suspeitos ou confirmados de varíola do macaco estão sendo investigados na América do Norte e na Europa
Foto: OMS/ Centro de Controle de Doenças da Nigéria

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou pelo menos 15 países não endêmicos à varíola do macaco até o último sábado (21). Segundo o g1, foram 94 ocorrências confirmadas e outros 28 casos suspeitos. 

A agência tem a expectativa de identificar mais casos da doença com o aumento da vigilância em países que normalmente não registram ocorrências. Além disso, deve fornecer orientações e recomendações sobre formas de diminuir a propagação dos casos. 

Veja também

A varíola dos macacos é uma doença que causa febre, dores musculares e inchaço dos gânglios linfáticos, antes de resultar uma erupção semelhante à catapora no rosto e no corpo. Ela é endêmica na região da África Ocidental e Central.

O vírus é espalhado por contato próximo, mas também pode ser transmitido por contato direto durante a relação sexual. Dentre as formas de contenção está a prática da higiene e do isolamento.

"As informações disponíveis sugerem que a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas em contato físico próximo com casos sintomáticos".
Organização Mundial da Saúde

Infecção sexualmente transmissível

Conforme o funcionário da OMS e especialista em doenças infecciosas, David Heymann, a doença parece ter entrado na população como uma forma sexual e genital.

Em entrevista à Reuters, detalhou: "está se espalhando assim como as infecções sexualmente transmissíveis, o que amplificou sua transmissão em todo o mundo".

Heymann acrescentou que um comitê internacional de especialistas se reuniu buscando elencar o que precisava ser estudado sobre a propagação da doença e as informações necessárias para serem comunicadas à sociedade

Assuntos Relacionados