Mistério de esqueletos 'gigantes' encontrados na China é desvendado

Ossos humanos de 5 mil anos intrigavam os pesquisadores pela estatura incomum para a época

Escrito por Redação ,
Esqueleto encontrado em Shandog, China
Legenda: Na época em que viverem, os indivíduos eram, em média, 20 centímetros mais altos que os demais da mesma espécie
Foto: divulgação / Universidade de Shandong

Após cinco anos de pesquisa, os cientistas conseguiram descobrir a explicação sobre os esqueletos humanos considerados "gigantes" encontrados em 205 túmulos no norte de Shandog, China, em 2016. As informações são do portal Olhar Digital.

Veja também

Estima-se que os ossos possuam cerca de 5 mil anos, época em que a estatura média da espécie era de 1,65 metros, sendo que os achados medem entre 1,80 e 1,90 metros, altura considerada rara para a época, o que intrigou os pesquisadores. 

Esqueleto encontrado em Shandog, China
Legenda: Em 2016, arqueólogos chineses encontraram os esqueletos dos indivíduos com tamanho e força fora do normal para a época
Foto: divulgação / Universidade de Shandong

Após anos de investigações, a Universidade de Shandong elaborou uma explicação sobre a diferença de estatura, de em média 20 cm, em relação aos seres humanos do período. 

Veja também

O líder da pesquisa, Fang Hui, atribuiu, em entrevista à agência de notícias do governo Xinhua, a diferença de altura incomum à posição geográfica em que esse povo viveu. 

Esqueleto encontrado em Shandog, China
Legenda: Estima-se que os ossos possuam cerca de 5 mil anos
Foto: divulgação / Universidade de Shandong

Segundo o pesquisador, por estarem próximo ao Rio Amarelo, essas pessoas tinham mais acesso à água limpa, clima úmido e sol. Ao viverem em um ambiente propício para a prática agrícola, facilitando o cultivo de alimentos, eles, consequentemente, tiveram acesso a uma alimentação mais farta do que os demais indivíduos da espécie.

Para Hui, o acesso às grandes quantidades de comida de qualidade pode explicar o tamanho incomum desses esqueletos “gigantes”.

Assuntos Relacionados