Kamala Harris diz ter 'apoio necessário' para ser nomeada candidata à Presidência dos EUA

Para garantir a indicação democrata, a vice precisa do apoio de pelo menos 1.976 delegados, de um total de quase 4 mil

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
A vice-presidente dos EUA e candidata presidencial democrata, Kamala Harris, fala na sede de sua campanha em Wilmington, Delaware, em 22 de julho de 2024. Kamala Harris diz ter apoio necessário para ser nomeada como candidata à Presidência dos EUA
Legenda: Emissora apurou que a democrata possui número suficiente de delegados para se consolidar como opositora de Trump
Foto: ERIN SCHAFF/POOL/AFP

Com a desistência do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de concorrer a reeleição, o Partido Democrata ainda não definiu qual candidato substituirá o político nas eleições de novembro. A vice-presidente Kamala Harris parece ser o nome mais promissor para ser oficializado na convenção de agosto, pois, segundo ela revelou nessa segunda-feira (22), conta com o "apoio necessário" para ser nomeada candidata.

Ao realizar uma contagem por estado no País, a emissora CNN apurou que a democrata possui número suficiente de delegados para se consolidar como opositora de Donald Trump.  

Minutos após a divulgação do levantamento do canal, Kamala declarou-se “orgulhosa” por ter “o amplo apoio necessário” dos representantes partidários e disse que espera “aceitar formalmente” a nomeação em breve. 

Para garantir a indicação democrata, a vice precisa do apoio de pelo menos 1.976 delegados, de um total de quase 4 mil, na votação oficial que acontecerá durante a convenção do Partido Democrata, em 19 de agosto.

Veja também

Arrecadação recorde

A possível candidatura de Kamala injeta otimismo em uma eleição que seria disputada por dois políticos em idade avançada e impopulares entre muitos eleitores. Sua equipe afirma que ela arrecadou um recorde de US$ 81 milhões (R$ 450,3 milhões) em 24 horas apenas com contribuições de pequenos doadores.

Kamala não anunciou uma data para a nomeação nem esclareceu quem escolheria como companheiro de chapa. Se os democratas não chegarem a um acordo, uma convenção aberta a outros candidatos poderia ser realizada em Chicago. 

A candidatura democrata já estava "na corda bamba" desde o desempenho desastroso de Biden no debate de junho contra Trump, que sobreviveu a uma tentativa de assassinato e participou de uma convenção republicana em que foi ovacionado.

Impacto na campanha republicana

O anúncio da desistência de Biden afetou a candidatura de Trump, obrigando-o a rever a estratégia eleitoral, muito focada em apresentar o atual presidente como um homem senil, confuso e desajeitado. Esses argumentos podem se voltar contra o republicano caso ele enfrente Kamala, que é quase 20 anos mais jovem.

O nervosismo é palpável, apesar de pesquisas recentes darem a Trump uma estreita vantagem sobre Harris (48% das intenções de voto contra 46%). 

Assuntos Relacionados