Gaudí é declarado 'venerável' pelo papa Francisco e pode ser canonizado pela Igreja Católica

Conhecido como “o arquiteto de Deus”, Gaudí dedicou sua vida à construção da Sagrada Família, em Barcelona

Escrito por
Uma foto tirada em 22 de setembro de 2016 mostra uma vista geral das obras atuais na Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, ​​projetada pelo arquiteto espanhol Antoni Gaudí, que deve ser canonizado pela Igreja Católica.
Legenda: A Basílica da Sagrada Família foi consagrada como espaço de culto religioso pelo papa Bento XVI, que, na ocasião, exaltou o talento do arquiteto, destacando como sua fé cristã influenciou profundamente sua obra.
Foto: JOSEP LAGO / AFP

O arquiteto catalão Antonio Gaudí (1852–1926), célebre por idealizar a Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, foi oficialmente reconhecido pela Igreja Católica como “venerável”. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (14) pelo Vaticano e representa o início do processo rumo à canonização.

Segundo comunicado da Santa Sé, o papa Francisco reconheceu as "virtudes heroicas" de Gaudí e autorizou o Dicastério para as Causas dos Santos a emitir o decreto que o declara "venerável" — etapa anterior à beatificação, que exige a comprovação de um milagre.

Para que o arquiteto seja canonizado e receba o título de santo, será necessário um segundo milagre validado pela Igreja.

Conhecido como “arquiteto de Deus”, Gaudí dedicou sua vida à construção da Sagrada Família, projeto iniciado há mais de 100 anos e ainda em andamento. Em 2010, a basílica foi consagrada como espaço de culto religioso pelo papa Bento XVI, que, na ocasião, exaltou o talento do arquiteto, destacando como sua fé cristã influenciou profundamente sua obra.

Veja também

O decreto que reconhece Gaudí como venerável foi assinado por Francisco, que, aos 88 anos e em recuperação de uma pneumonia, recebeu o cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos. O encontro marcou o retorno oficial do pontífice à agenda pública desde a alta hospitalar, em 23 de março.

Antonio Gaudí, o “arquiteto de Deus”

Antonio Gaudí, nascido em 1852, é o arquiteto responsável pela famosa Basílica da Sagrada Família, em Barcelona. Ele assumiu a obra em 1883, aos 31 anos, e dedicou toda a vida ao projeto, transformando o plano inicial em uma construção única, repleta de simbolismos inspirados na natureza e na fé cristã.

Devoto e profundamente espiritual, Gaudí via a Sagrada Família como uma missão dada por Deus. Mesmo enfrentando dificuldades e críticas, manteve-se firme, entregando sua arte como forma de louvor. Após perder a família, mergulhou numa vida de simplicidade e oração, dedicando-se exclusivamente à igreja, onde chegou a morar.

Em 1926, foi atropelado por um bonde e, sem ser reconhecido, morreu três dias depois, no hospital dos pobres de Barcelona. Seu funeral reuniu cerca de 30 mil pessoas.

Declarada Patrimônio Mundial pela Unesco, a Sagrada Família de Barcelona é a obra-prima inacabada de Gaudí e segue em construção. A torre central deve ser finalizada em 2026, ano do centenário de morte do arquiteto.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. 

Assuntos Relacionados