Animal que inspirou Wolverine é visto pela segunda vez em 100 anos na Califórnia

Conhecido como carcaju ou glutão no Brasil, o mamífero tem o mesmo nome do personagem da Marvel e a aparição é considerada rara

Escrito por Redação ,
Ator Hugh Jackman caracterizado do personagem Wolverine, usando uma blusa branca e uma calça jeans escura e com as garras ativadas nas mãos, sobre um fundo de uma floresta.
Legenda: Personagem fictício aparece em quadrinhos do estúdio, principalmente associado à saga "X-Man"
Foto: divulgação

Responsável por inspirar o personagem Wolverine, super-herói da Marvel, o animal de mesmo nome foi visto três vezes no leste de Sierra Nevada, nos Estados Unidos, no mês de maio, conforme autoridades do estado da Califórnia. A aparição do mamífero, conhecido no Brasil como carcaju ou glutão, é considerada rara e, nos último 100 anos, ele foi avistado somente outra vez nos EUA. 

Apesar de serem nativos da região, eles foram praticamente extintos do local desde a década de 1920. Embora não haja uma causa oficial sobre o que provocou o desaparecimento da população da espécie na área, especialistas defendem que a caça para captura da pele dos animais pode ser o principal motivo. As informações são da agência Associated Press

Dois filhotes de wolverine (Gulo gulo) observam em seu recinto antes da reabertura do zoológico do domínio Caves of Han, em Han-sur-Lesse, em 19 de maio de 2020
Legenda: Animal é raramente avistado o estado norte-americano da Califórnia, de onde é nativo. (Imagem ilustrativa)
Foto: BENOIT DOPPAGNE / BELGA / AFP

Entre os anos de 2008 e 2018, um exemplar de carcaju foi observado no estado, especificamente na Floresta Nacional de Tahoe, informaram autoridades. O wolverine registrado no mês passado não é o mesmo, já que o tempo de vida da espécie é geralmente de 12 a 13 anos.

Veja também

'Empolgante e surpreendente', diz cientista

Conforme as fontes oficiais, o animal foi visto duas vezes na Floresta Nacional de Inyo e uma vez no Parque Nacional de Yosemite. Ele aparenta ser um jovem macho em busca de uma companheira.

"É realmente empolgante e surpreendente”, disse o cientista ambiental sênior do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia, Daniel Gammons, à Associated Press

O especialista explicou que a forte nevasca registrada na região oeste pode ter criado "pontes de habitat" que permitiu ao wolverine explorar a área. Machos da espécie podem se locomover por grandes distâncias, podendo atingir facilmente centenas de quilômetros quadrados. 

Estudiosos acreditam que o animal pode ter viajado de regiões distantes, como Canadá e Alasca. Atualmente, os funcionários da vida selvagem estão tentando obter uma amostra do cabelo ou das fezes do glutão para realizar testes genéticos.

O wolverine é o maior membro terrestre da família das doninhas e está na listada de espécies ameaçadas, conforme a Lei de Espécies Ameaçadas da Califórnia.

Relação com o super-herói

Segundo um artigo da Disney, empresa que detém a Marvel Studios, apesar de não ser da cor amarela e nem ter o esqueleto feito da liga metálica fictícia adamantium, como o mutante, o escritor Roy Thomas se inspirou em diversas características do mamífero para criar o personagem. São elas: 

  • O super-herói nasceu no Canadá, um dos países onde o carcaju é encontrado. O animal é natural de regiões frias, como o norte da Europa, da América do Norte e da Ásia;
  • A personalidade agressiva, supostamente mal humorada e solitária também é outro traço compartilhado entres os dois; 
  • As garras afiadas são o toque final em comum entre os xarás. 
Assuntos Relacionados