Avião Cessna invade espaço aéreo em Washington, é perseguido por caças e cai em montanhas
Proprietário da aeronave diz a família estava a bordo. Moradores de Washington ouviram "estrondo" supersônico
Um "estrondo" supersônico foi ouvido em Washington, nos Estados Unidos, nesse domingo (4), quando dois caças tentaram interceptar um avião de pequeno porte que não respondia e acabou caindo na Virgínia. Moradores da capital dos EUA e arredores relataram nas redes sociais que ouviram um estrondo que sacudiu janelas e paredes a quilômetros de distância.
Os dois caças F-16 foram mobilizados devido à falta de resposta do jato particular Cessna 560 Citation V, descreveu o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD), em comunicado. Eles decolaram de uma base no estado de Maryland, para alcançar o avião que caiu em uma área montanhosa. Equipes que foram ao local do acidente não encontraram sobreviventes, segundo informou o G1.
De acordo com dados públicos, o avião estava registrado em nome da empresa Encore Motors of Melbourne, na Flórida. O proprietário, John Rumpel, disse ao Washington Post que toda a família estava a bordo, incluindo a filha, o neto e a babá da criança. "Não sabemos nada sobre o acidente", explicou.
O presidente Joe Biden, que estava na região, foi informado do incidente, afirmou um funcionário da Casa Branca à imprensa, sem especificar se medidas de precaução foram tomadas.
Veja também
Contato sem resposta
A aeronave saiu do estado do Tennessee (leste) e seguia para Long Island, no estado de Nova York (nordeste), segundo a Aviação Civil dos Estados Unidos (FAA). O site de rastreamento de voos Flightradar24 indicou, no entanto, que o jato deu meia-volta após sobrevoar Long Island, rumo ao sul, o que o fez passar sobre Washington e Virgínia.
Os caças "foram autorizados a viajar em velocidades supersônicas e um estrondo supersônico foi ouvido pelos moradores da região", disse o NORAD. Os aviões também lançaram sinalizadores para chamar a atenção do piloto, mas não conseguiram contatá-lo.
O Exército não derrubou o avião, de acordo com vários veículos de comunicação americanos.