Acidente entre trens deixa ao menos 288 mortos na Índia

Número de mortes e feridos pode aumentar

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
Acidente entre trens na Índia
Legenda: Acidente entre pelo menos trens deixou diversos mortos na Índia
Foto: DIBYANGSHU SARKAR / AFP

Pelo menos 288 pessoas morreram e cerca de 900 ficaram feridas em um acidente entre vários trens em Odisha, no leste da Índia, nesta sexta-feira (3), na pior catástrofe ferroviária no país em mais de 20 anos.

O trem de passageiros Coromandel Express e um trem de carga colidiram perto de Balasore, segundo divulgado pelas autoridades. Quatro vagões do primeiro veículo descarrilharam.

Um segundo trem de passageiros também se envolveu no acidente. O número de mortes foi revelado pelo secretário-chefe de Odisha, Pradeep Jena, ao jornal The Times of India.

As operações de resgate terminaram durante a noite, após uma inspeção de todos os vagões em busca de sobreviventes da tragédia. "Todos os corpos e os passageiros feridos foram retirados do local do acidente", declarou à AFP um dos coordenadores dos serviços de emergência em Balasore, perto do local da tragédia.

acidente de trem na Índia
Legenda: Quatro vagões de um dos trens envolvidos no acidente descarrilharam
Foto: Reprodução

Um sobrevivente afirmou aos repórteres de uma televisão local que estava dormindo quando ocorreu o acidente e que, quando acordou, viu-se preso entre uma dezena de passageiros. Ele conseguiu sair se arrastando, e ficou ferido no pescoço e no braço. 

Outra emissora de televisão exibiu imagens de um vagão virado e de pessoas que tentavam retirar as vítimas.

Mudança no sistema de sinalização causou acidente de trem na Índia

O ministro dos Transportes Ferroviários da Índia afirmou, neste domingo (4), que a causa e os responsáveis pela maior catástrofe ferroviária no país nas últimas décadas foram identificados, com menção a um sistema de sinalização eletrônico, mas sem revelar outros detalhes.

“Identificamos a causa do acidente e as pessoas responsáveis”, afirmou o ministro Ashwini Vaishnaw à agência de notícias ANI. Ele acrescentou que “não é adequado” revelar mais detalhes antes da elaboração do relatório final da investigação. 

Ashwini disse que “uma mudança que ocorreu durante o intertravamento eletrônico” provocou o acidente, utilizando um termo técnico que faz referência a um complexo sistema de sinalização projetado para impedir a colisão de trens, com o controle da circulação das composições.

"Vamos descobrir quem fez isso e como aconteceu após uma investigação adequada”, acrescentou.

O jornal 'The Times of India', que cita uma investigação preliminar, afirmou neste domingo que uma "falha humana" pode ter provocado um dos piores acidentes ferroviários na história do país.

O 'Coromandal Express', que viajava entre Calcutá e Chennai, recebeu luz verde para circular pela via principal, mas foi desviado por uma falha humana para um trilho onde um trem de cargas estava estacionado, de acordo com o jornal.

O trem de passageiros colidiu com a composição de cargas a uma velocidade de 130 km/h. Três vagões tombaram no trilho anexo, o que atingiu a parte final de um trem expresso de passageiros que seguia de Bangalore para Calcutá. 

Mais de 70 ambulâncias

Foram destacadas 75 ambulâncias para o local do acidente. Também foram enviados "muitos ônibus" para transportar os passageiros feridos e os sobreviventes.

Veja também

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse que estava "angustiado" pelo acidente.

Já ministro de Ferrovias, Ashwini Vaishnaw, declarou que estava a caminho do local da catástrofe e destacou que "a força aérea" também foi mobilizada.

Assuntos Relacionados