Furacão Milton deixa ao menos dez mortos na Flórida

Fenômeno foi enfraquecido para a categoria 1 durante a madrugada, mas ainda é muito perigoso, registrando ventos de até 140 km/h

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
imagem de drone mostrando estragos da passagem do fenômeno milton, na flórida, estados unidos
Legenda: Imagem de drone mostra rastro de estragos deixado pela passagem do Milton, na Flórida
Foto: Miguel J. Rodriguez Carrillo/AFP

Ao menos dez pessoas morreram após dois tornados causados pelo furacão Milton na costa leste do estado da Flórida, nos Estados Unidos. A informação foi divulgada em um comunicado pelo condado de St. Lucie, nesta quinta-feira (10), e atualizado no início da tarde.

“Em nossa opinião, essas mortes foram causadas pelos tornados” que se formaram devido a Milton, disse o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, nesta quinta-feira (10).

O ciclone tocou o solo da Flórida na quarta-feira (9) como um furacão "extremamente perigoso" de categoria 3 (de um total de 5), trazendo tempestades, ventos extremos e inundações repentinas potencialmente mortais, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Veja também

Mais de três milhões de casas na Flórida estão sem eletricidade devido à passagem do furacão, que foi enfraquecido para a categoria 1 durante a madrugada, mas ainda é muito perigoso, registrando ventos fortes de até 140 km/h na manhã desta quinta.

Milton provocou graves inundações neste estado do sudeste dos Estados Unidos, que ainda se recuperava da catástrofe causada pelo ciclone Helene há duas semanas. 

O presidente dos EUA, Joe Biden, repetiu em diversas ocasiões que Milton tinha força para se tornar "a pior tempestade na Flórida em um século".

Acompanhada por "ventos extremos" e chuvas fortes, a mega tempestade causou inundações "instantâneas" na chegada, afirmou o relatório do NHC. Também provocou tornados antes de atingir o centro e sul do estado, segundo o Weather Channel. 

Pouco antes de Milton chegar ao continente, o governador da Flórida, Ron DeSantis, pediu aos habitantes do estado que "ficassem dentro de casa e longe das estradas". 

O Milton deve se mover agora em direção ao Oceano Atlântico, com a turística Orlando – sede do Walt Disney World – em seu caminho. Os aeroportos de Tampa e Sarasota estão fechados até novo aviso.

Assuntos Relacionados