Família de gato ucraniano que fugiu da guerra mobiliza doações e ajuda para animais
A tutora de Stepan mantém um Instagram especial para ele, que já passa de 1,2 milhão de seguidores
O gato Stepan, que fugiu com a família de Kharkiv, uma das cidades da Ucrânia mais afetadas pela guerra na Rússia, tem ajudado a levantar doações e pedir ajuda para outros animais presos em solo ucraniano. A família de Stepan, um "felino influencer", está refugiada na França.
A tutora do gato mantém um Instagram especial para ele, que já passa de 1,2 milhão de seguidores. Antes da guerra ele já era famoso por seus conteúdos.
"Quero ajudar meus amigos que também se tornaram vítimas da guerra e não podem cuidar de si mesmos", diz uma publicação do gato na rede social. De acordo uma postagem dele, as doações ultrapassaram os 10 mil dólares (cerca de R$ 47 mil).
O valor será enviado a organizações e zoológicos da Ucrânia. As publicações de Stepan sempre são acompanhadas de hashtags em apoio ao país como "Ame a Ucrânia", "Lute junto a Ucrânia" e "Pare a guerra".
Veja também
Fuga da guerra
A dona de Stepan, Anna, relatou nas redes sociais a saga da família para escapar da Ucrânia. Eles ouviram explosões no primeiro dia de invasão, em 24 de fevereiro.
"Dei um pulo e entendi que algo terrível estava acontecendo! Percebemos que a guerra havia chegado à nossa casa", conta a mulher.
Ela, os dois filhos e o gato chegaram a passar uma semana no porão, sem nenhum tipo de eletricidade. Depois, eles fugiram e pegaram um trem para Lviv, no oeste ucraniano, de onde seguiram para a fronteira com a Polônia, até conseguirem se refugiar na França.