Costa do Japão registra terremoto de magnitude 6 um dia após tremor em Taiwan
Abalo não gerou alerta de tsunami no país
Um terremoto de magnitude 6 foi registrado na costa leste do Japão durante a manhã de quinta-feira (4) (início da madrugada, no Brasil). A Agência Meteorológica nipônica divulgou que o abalo aconteceu no mar, a uma profundida de 40 km. Não houve emissão de alerta de tsunami.
Até a publicação deste material, não havia informações sobre feridos e mortos. O epicentro do tremor atingiu a região próxima à província de Fukushima, mas também foi sentido na capital Tokyo.
Segundo a agência meteorológica japonesa, um abalo de intensidade sísmica 6 pode dificultar que as pessoas se mantenham em pé, portas podem não funcionar, o revestimento de paredes e vidros de janelas podem ainda ser danificados.
Veja também
O tremor sísmico acontece um dia após Taiwan ser atingido pelo maior terremoto da nação em 25 anos, deixando pelo menos nove mortos e mais de mil feridos, conforme as autoridades locais. O episódio provocou alerta de tsunami no Japão, que foi posteriormente suspenso.
A empresa Tepco informou, nas redes sociais, que a central nuclear de Fukushima não apresentou "anomalias" após o tremor desta quinta-feira. O empreendimento é responsável por operar a usina, que está em processo de descontaminação e de desmantelamento.
O terremoto mais intenso do Japão aconteceu em março de 2011, quando um tremor de magnitude 9, seguido por tsunami, atingiu a mesma região, deixando mais de 18 mil mortos e desaparecidos.
O país nipônico é a nação que mais registra abalos sísmicos do mundo, sendo, em média, mais de 1,5 mil tremores por ano, segundo a agência de notícias AFP, embora a maioria seja de intensidade moderada.