Prédio mais alto de Taiwan, Taipei 101 resistiu a terremoto por sistema antissísmico; entenda

A estabilidade do edifício foi garantida por um engenhoso amortecimento

Escrito por Redação ,
Taipei 101 é o prédio mais alto de Taiwan
Legenda: Taipei 101 é o prédio mais alto de Taiwan
Foto: I-HWA CHENG / AFP

O terremoto com magnitude superior a 7 graus que atingiu Taiwan, além de nove mortos e mais de 800 feridos, provocou danos em vários edifícios. Mesmo assim, um arranha-céu icônico do país seguiu de pé. Trata-se do Taipei 101, prédio de 508 metros de altura e 101 andares. A estabilidade foi garantida por um engenhoso sistema de amortecimento antissísmico, segundo informações do jornal O Globo.

Levando em conta que os terremotos são cíclicos no país, o prédio foi projetado para resistir a terremotos de até magnitude 7 na escala Richter, assim como tufões. Para isso, o edifício conta com uma estrutura robusta e amortecedor de massa.

O Taipei 101 é suspenso do 92º ao 87º andar, onde está o amortecedor de aço, que pesa 660 toneladas e tem um diâmetro de 5,4 metros na parte central do prédio. A estrutura conta com cabos que mantêm a esfera de aço suspensa, enquanto o pêndulo fica preso à base da edificação por conta das barras de tensão com bombas hidráulicas.

Ao fazer o movimento contrário ao provocado pelo terremoto, o amortecedor neutraliza balanços extremos que poderiam prejudicar a estrutura do edifício. Desse modo, se o prédio move-se em uma direção, o amortecedor faz o mesmo na direção contrária para estabilizar as possíveis vibrações.

Por conta do desastre, o icônico arranha-céu chegou a ser iluminado em homenagem às vítimas.

Veja também

TERREMOTO EM TAIWAN

A Agência Meteorológica do Japão calculou a magnitude do terremoto em 7,5, embora o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) tenha indicado que foi de 7,4. O tremor chegou a provocar alerta de tsunami na região, como nas ilhas ao sul do Japão e nas Filipinas, que foi posteriormente suspenso.

O fenômeno deixou pelo menos nove mortos, mais de 800 feridos e 77 pessoas presas em túneis e edifícios desabados, além de desaparecidos, informaram as autoridades locais. 

Assuntos Relacionados