Cápsula da SpaceX com astronautas pousa no Golfo do México após dois meses no espaço

O sucesso da missão demonstrar que os Estados Unidos recuperaram a capacidade de enviar seus astronautas ao espaço e trazê-los de volta

Escrito por AFP ,
fotografia
Legenda: Imagens da Nasa mostraram o barco de resgate "GO Navigator" chegando ao local do primeiro pouso na água de uma nave espacial americana desde a missão conjunta Apollo-Soyuz de 1975
Foto: Reprodução/Nasa

A Cápsula Crew Dragon, da SpaceX, pousou, na tarde deste domingo (2), no Golfo do México (Nasa), em Pensacola, no estado da Flórida, nos EUA, trazendo os astronautas americanos Bob Behnken e Doug Hurley do espaço. Eles passarem dois meses na Estação Espacial Internacional (ISS). 

O sucesso da missão demonstrar que os Estados Unidos recuperaram a capacidade de enviar seus astronautas ao espaço e trazê-los de volta

Imagens da Nasa mostraram o barco de resgate "GO Navigator" chegando ao local do primeiro pouso na água de uma nave espacial americana desde a missão conjunta Apollo-Soyuz de 1975. 

A tempestade tropical Isaías, que alterou o local de pouso original da Endeavour no Atlântico, se aproximava da costa leste da Flórida na manhã de domingo, a centenas de quilômetros de distância.

A missão é também uma grande vitória para a SpaceX, de Elon Musk, que fundou a empresa em 2002, mas já ultrapassou a Boeing, sua principal concorrente na corrida espacial comercial. 

Os EUA pagaram às duas empresas um total de US$ 7 bilhões por seus contratos de "táxi espacial", embora os esforços da gigante aeroespacial Boeing tenham fracassado.