Anticoncepcional masculino que imobiliza esperma sem utilizar hormônio é desenvolvido por cientistas
Atualmente, a pílula foi testada em ratos e depois passará a ser usada em coelhos, antes de humanos
Um anticoncepcional masculino que imobiliza esperma foi criado por pesquisadores da Weill Cornell Medicine, nos Estados Unidos. O produto não usa hormônio e se mostrou eficaz para combater a fecundação de óvulos.
O remédio foi testado em camundongos. Conforme os cientistas, a pessoa teria de tomar a pílula até uma hora antes da relação sexual. O estudo foi publicado nesta terça-feira (14) na Nature Communications.
O anticoncepcional age na inibição ou bloqueio temporário de uma proteína chamada adenilato ciclase. Com a falta dela, os espermatozoides ficam impedidos de nadar até o óvulo.
Veja também
Testes
Os testes até agora só foram feitos em camundongos, com a observação de que uma única dose do remédio imobilizou os espermas antes, durante e após o acasalamento.
O efeito durou três horas. Após 24h, não havia mais traços do medicamento no organismo dos ratos. Nenhuma das ratas engravidou.
Alguns testes foram feitos com o esperma humano e a experiência foi transferida para os ratos. O medicamento ainda vai demorar para virar uma realidade fora dos laboratórios, pois, antes de testar em humanos, os pesquisadores usarão em coelhos.