PMs são acusados de execução ou de não impedirem mortes
Alguns policiais foram denunciados pelas mortes; outros por presenciar assassinatos e não fazer nada
Elementos como imagens de câmeras de segurança, sinais de torres de celular, depoimentos e laudos técnicos apontam para a confirmação da participação de 44 policiais militares na chacina até agora. Todos eles negam qualquer tipo de participação no caso, mas a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado (MPCE) apresentou elementos que convenceram a Justiça sobre o envolvimento em maior ou menor escala de cada um.
>Secretário da Segurança desmente paralisação
>Ministério Público vai recorrer de impronúncia
>Balas usadas eram de lotes da SSPDS
>Moradores em desespero
>MPCE acredita que mais de 100 policiais participaram de chacina
Daniel Campos Menezes é citado pelo MPCE como um dos mais atuantes executores das vítimas. O carro dele foi visto em imagens transportando homens encapuzados. Já Francisco Fagner de Farias teria participado das mortes de Pedro Alcântara Barroso do Nascimento Filho, Jardel Lima dos Santos e Antônio Alisson Cardoso, conforme as investigações.
O soldado Eliezio Ferreira Maia Júnior disse em depoimento que esteve na área, porque soube que havia uma ameaça de invasão à casa do soldado Serpa, mas apenas ele falou da suposta invasão. O carro que ele dirigia foi flagrado por câmeras de segurança, na Grande Messejana. Carlos Roberto Mesquita de Oliveira esteve na área das execuções, mas afirma que foi apenas até a base do programa "Crack é Preciso Vencer".
Valdemir Izaquiel Silva, Hugo dos Santos Guedes, Francisco Girleudo Silveira Ferreira, Antônio Jucieudo Holanda Lopes e Fábio Paulo Sales Gabriel estavam no veículo de Ezequiel, que transitou pelo Curió. Divergiram em seus depoimentos e acabaram sendo indiciados.
Jean Rodrigues de Melo, Ismael Alves Torres, Anderson Kelsey Ribeiro da Silva estavam em um veículo Voyage e foram vistos no comboio de executores. "Além de tentar em criar óbices às investigações, os soldados foram efetivamente autores dos crimes", concluiu o MPE. Já Marcus Vinícius Sousa da Costa dirigia um veículo que foi visto nas proximidades de onde um adolescente foi retirado de um ônibus e executado, também conforme a Instituição.
As apurações mostram que alguns policiais tentaram adulterar as placas de seus veículos para não serem flagrados. A exemplo disto, Wellington Veras Chaves, Ideraldo Amâncio, Antônio José de Abreu Vidal Filho e Luciano Breno Freitas Martiniano foram indicados depois que perícias foram realizadas e constataram divergências entre números, que haviam sido propositadamente mudados naquela noite, segundo os promotores de Justiça.
De serviço
Muitos dos policiais que foram indicados estavam de serviço. O Ministério Público entende que alguns deles são coautores dos homicídios. Gerson Vitoriano Carvalho, Josiel Silveira Gomes e Thiago Veríssimo Andrade Batista de Carvalho estavam de serviço na viatura RD-1307, que passou por um dos locais das mortes e não socorreu as vítimas que encontrou pelo chão. "Além de terem se omitido dolosamente anuíram as ações delituosas perpetradas", diz o MPE.
Daniel Fernandes da Silva, Gildásio Alves da Silva e Luís Fernando de Freitas Barroso estavam de serviço na viatura RD-1301, que foi filmada seguida por dois dos carros do comboio que invadiu o Curió.
Farlley Diogo de Oliveira, Renne Diego Marques e Francisco Flávio de Sousa estavam de serviço na patrulha RD-1087. O veículo parou ao lado dos corpos de Jardel e Alisson. Os PMs não prestaram socorro, não iniciaram diligências e fotografaram os corpos, conforme os promotores de Justiça.
Fábio Oliveira dos Santos, Kelvin Kessel Bandeira de Paula e Samuel Araújo de Aquino, que estavam na viatura RD-1302, passaram por uma rua onde as mortes ocorreram e não averiguaram os carros que estavam no local. Para o MPE, foi uma "omissão propositada".
Thiago Aurélio de Souza Augusto, Francisco Fabrício Albuquerque de Sousa e Ronaldo da Silva Lima foram acionados para a rua onde quatro pessoas estavam feridas. Levaram um tempo considerável para atender ao chamado e quando se deslocaram disseram que não tinha nada anormal acontecendo.
As investigações indicaram que a conduta deles, fazendo um falso comunicado, prejudicou o atendimento da ocorrência. Algum tempo depois outras três pessoas foram mortas no mesmo local, logo em seguida.
José Haroldo Uchoa Gomes, Francinildo José da Silva Nascimento e Gaudioso Menezes de Matos Brito Goes, da patrulha RD-1069, também foram acionados para a ocorrência, mas seguiram em um sentido diverso de onde foram acionados. O fato foi repetido em novo chamado da Ciops. Eles chegaram a passar pelo Curió e ignoraram as vítimas que estavam no chão
Antônio Carlos Matos Marçal, José Wagner Silva de Souza, José Oliveira do Nascimento, Clênio Silva da Costa, Antônio Flauber de Melo Brazil, Francisco Helder Sousa Filho, Maria Bárbara Moreira e Igor Bethoven Sousa de Oliveira estavam em viaturas descaracterizadas e abordaram um suspeito da morte do soldado Serpa de forma "desproporcional e criminosa", no entendimento do MPE.
Por fim, foi indiciado Marcílio Costa de Andrade que teria sido o estopim de uma confusão que antecedeu à chacina e teria executado uma pessoa no bairro Curió, por razões pessoais.
POLICIAIS ACUSADOS
SOLDADOS
1- ANDERSON KESLEY R. DA SILVA
2-ANTÔNIO J. DE ABREU VIDAL FILHO
3-ANTÔNIO JUCIEUDO H. LOPES
4-DANIEL CAMPOS MENEZES
5-ELIEZIO FERREIRA MAIA JÚNIOR
6- FÁBIO PAULO SALES GABRIEL
7-FRANCISCO FABRÍCIO A. DE SOUSA
8-FRANCISCO FAGNER F. MESQUITA
9- FRANCISCO FLÁVIO DE SOUSA
10-FRANCISCO GIRLEUDO SILVEIRA
11-GAUDIOSO M. DE MATTOS BRITO
12-GERSON VITORIANO CARVALHO
13- HUGO DOS SANTOS GUEDES
14- IDERALDO AMÂNCIO
15-IGOR BETHOVEN S. DE OLIVEIRA
16- ISMAEL ALVES TORRES
17- JEAN RODRIGUES DE MELO
18- JOSÉ WAGNER SILVA DE SOUZA
19- JOSIEL SILVEIRA GOMES
20- KELVIN KESSEL B. DE PAULA
21-LUCIANO BRENO FREITAS
22- LUÍS FERNANDO DE FREITAS
23-MARCÍLIO COSTA DE ANDRADE
24- MARCUS VINICIUS S. DA COSTA
25- RENNE DIEGO MARQUES
26- RONALDO DA SILVA LIMA
27- SAMUEL ARAÚJO DE AQUINO
28- THIAGO VERÍSSIMO ANDRADE 29- VALDEMIR IZAQUIEL SILVA
30- WELLINGTON VERAS CHAGAS
CABOS
31- ANTÔNIO FLAUBER DE MELO
32- DANIEL FERNANDES DA SILVA
33- FÁBIO OLIVEIRA DOS SANTOS
34- FRANCISCO HELDER S. FILHO
35- GILDÁCIO ALVES DA SILVA
36- THIAGO AURÉLIO DE SOUZA
SARGENTOS
37- ANTÔNIO CARLOS M. MARÇAL
38 - CARLOS ROBERTO MESQUITA
39 - CLÊNIO SILVA DA COSTA
40 - FARLLEY DIOGO DE OLIVEIRA
41 - FRANCINILDO JOSÉ DA SILVA
42 - JOSÉ HAROLDO UCHOA GOMES
43 - MÁRIA BÁRBARA MOREIRA
TENENTE
44- JOSÉ OLIVEIRA DO NASCIMENTO