Operação do Ibama na Feira da Parangaba multa 34 pessoas em R$ 465 mil por tráfico de animais
Quatro traficantes de animais foram presos pela Polícia Civil em Fortaleza
Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autuou 34 pessoas em mais de R$ 465 mil por tráfico de animais na Feira da Parangaba, em Fortaleza, neste domingo (5). Pássaros, papagaios, jabutis e animais exóticos foram resgatados da conhecida "Feira dos Pássaros", em uma força-tarefa que foi a maior contra o comércio ilegal de animais silvestres em feiras livres de todo o Brasil.
Segundo reportagem da TV Verdes Mares para o Fantástico, quatro traficantes foram presos. Um total de 271 animais silvestres foram resgatados. A força-tarefa teve meses de investigação, e contou com apoio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil do Ceará (PCCE).
"No total, 58 agentes do Ibama se envolveram da Operação Forum Avium I, que foi planejada ao longo de seis meses. No grupo, havia servidores lotados no Ceará, no Amazonas, no Amapá, na Bahia, no Distrito Federal, em Goiás, no Maranhão, na Paraíba, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Norte e no Tocantins", informou o Ibama.
Os agentes do Ibama levaram os animais para reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres do órgão. Segundo o Ibama, a suspeita é de que os animais tenham sido levados de serras e sertões do Ceará.
"Nem todos conseguem ser reabilitados, e alguns a gente permanece em cativeiro e manda pra locais mantenedores de fauna e criadores conservacionistas que podem utilizar a genética. E os que conseguirem ser reabilitados e ter saúde o suficiente vão retornar à natureza", pontua Gracileide dos Santos, coordenadora-geral de Fauna do Ibama.
Veja também
Espécies resgatadas
Os animais resgatados eram 187 nativos e 81 exóticos. Entre as nativas estavam:
- Periquito-do-sertão,
- Gralha-cancã,
- Papa-arroz,
- Papa-capim,
- Golinha,
- Bigodinho,
- Pintassilgo-mineiro
- Jabuti.
Duas espécies ameaçadas foram encontradas: o papagaio-verdadeiro e a jandaia verdadeira. Já as aves exóticas foram: agapórnis, ring neck, red humped, rosela, lóris molucano e periquito bourke.
Animais morrem durante feira
Muitos pássaros chegam mortos ou morrem durante a feira, segundo o Ibama. Fernanda Conceição, analista ambiental, destacou que os animais sofrem com estresse térmico, superpopulação de gaiolas e barulho de feira. Nesta operação, três animais morreram: um papagaio e dois passeriformes.
Os autuados terão sua conduta individualizada, em uma investigação que continuará por meio da Polícia Civil, conforme o delegado Wilson Camelo.