Multidão é dispersada após Pré-Carnaval do Benfica; Polícia diz que reagiu a agressões
Confusão aconteceu nos arredores da Praça da Gentilândia. PMCE afirma que multidão foi dispersada, sem registros de feridos ou prisões
Uma confusão com arremesso de garrafas de vidro, balas de borracha e bombas de efeito moral foi registrada nas imediações da Praça da Gentilândia, no bairro Benfica, em Fortaleza, na noite do último sábado (22). O local é nas proximidades de um dos principais polos de Pré-Carnaval promovidos pela Prefeitura de Fortaleza.
O tumulto começou por volta de 23h, na Rua Padre Francisco Pinto, esquina com Rua João Gentil. Em nota, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), informou que precisou intervir juntamente com a equipe da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).
“Durante a ação, foi necessário o uso de munição menos letal para garantir a integridade física da composição, devido ao arremesso de garrafas de vidro contra os agentes. A multidão foi dispersada, sem registros de feridos ou prisões”, garantiu.
A reportagem conversou com um dos participantes do evento, que presenciou os disparos e foi atingido no peito por estilhaços de uma bomba de efeito moral.
Segundo o estudante de 26 anos, o estranhamento começou quando ele e os colegas circulavam pelo local. Lá, viram duas viaturas paradas e policiais “com armas do tamanho do corpo, basicamente”.
Veja também
Minutos depois, viram “um pessoal correndo”, e acharam que era “briga ou arrastão”. Contudo, eram “os policiais com os escudos atravessando a rua”. Com a movimentação, o grupo resolveu ir embora, mas bem no momento do estopim.
“A gente queria voltar pela João Gentil, passando pelos policiais, e bem na hora alguém jogou uma garrafa (de vidro) neles”, explica.
O rapaz decidiu correr na calçada e ter proteção dos carros e árvores do entorno. Porém, segundo ele, uma bomba de efeito moral foi disparada justamente no local.
“O que senti mais foi uma bomba que jogaram a uns 5 metros de mim. O papoco do impacto foi em mim, basicamente. Acho que algum estilhaço bateu na minha blusa e me feriu”, aponta. Uma foto envida à reportagem mostra um ferimento na altura do esterno.
Com o susto, ele voltou correndo para o meio da pista. “Cheguei nem a olhar pra trás, só o pessoal mesmo que passava do lado e aparecia chorando ou tossindo. Acho que tavam jogando spray de pimenta também, porque o pessoal tava passando tossindo, cobrindo a cara”, relata.
Nas redes sociais, outras pessoas que estavam nas proximidades da praça também relataram “tiros, estrondos e gritaria” durante a ação.
Em nota, a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) informou que nenhuma ocorrência foi registrada durante os festejos do Pré-Carnaval de Fortaleza. A Pasta disse ainda que a programação oficial no Benfica ocorre na Praça João Gentil e foi encerrada às 22h do sábado.
"Como as imagens que circulam nas redes sociais mostram, o tumulto aconteceu na imediação de bares, após ataque ao agrupamento do Grupo de Operações Especiais da Guarda Municipal de Fortaleza, que atuava no apoio à equipe de fiscalização da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), durante a apuração de denúncias de poluição sonora por moradores da região. Independentemente do local onde ocorra, a Secultfor lamenta o episódio e segue trabalhando para proporcionar um Carnaval onde a paz e a alegria sejam a marca registrada em Fortaleza".
Estacionamento interditado
Ainda segundo a PMCE, um estacionamento foi interditado pela Agefis durante as fiscalizações realizadas na região. O Diário do Nordeste procurou o órgão e aguarda um posicionamento.