Transporte coletivo é flagrado operando com capacidade acima do recomendado, em Juazeiro do Norte

As medidas sanitárias exigidas em decretos estadual e municipal proíbem a viagem de passageiros em pé

Escrito por Antonio Rodrigues , regiao@svm.com.br
Legenda: Usuário flagrou o ônibus com superlotação na manhã desta quarta-feira (26)
Foto: VcRepórter

Um passageiro registrou a superlotação em um ônibus que faz o transporte urbano de Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará, na manhã desta quarta-feira (26). A foto mostra o veículo com um grande número de pessoas em pé, por volta das 7h30, horário de pico. A cena contraria as medidas sanitárias de combate à Covid-19. O gerente da Auto Viação Metropolitana, a Via Metro, empresa responsável pela rota, afirmou que vai verificar a situação.   

O passageiro, que não quis se identificar, conta que isso está sendo comum na linha Centro/Novo Juazeiro, a qual utiliza diariamente.

“Não é a primeira vez. Eu sentei atrás e falei para o cobrador: ‘vão continuar colocando pessoas dentro?’. Só quando chegou na parada do Pirajá que vagou mais. Mas tinha gente em pé, na porta”, garante.   

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte (Demuntran), Pedro Cipriano, disse que a empresa foi orientada, através de ofício, no qual exigiu o uso de máscaras, disposição de álcool em gel e evitar lotações, entre outras recomendações.

“Como não estão obedecendo, vamos fiscalizar de perto e agora exigir que só ande gente sentada. Não vamos permitir pessoas em pé. Se não for possível atender, que coloquem mais ônibus”, enfatizou. A fiscalização será feita nos terminais e nas equipes móveis.  

O gerente da Via Metro na região do Cariri, José Cláudio Maia, informou que, durante esta manhã, estava em atividade externa e não tomou conhecimento sobre o assunto. “Vou verificar a situação. Onde está identificando lotação, que é raro, a gente está buscando resolver na máxima brevidade. Vou verificar se houve algum problema, que não nos foi comunicado”, antecipou.  

Exigências 

Em julho, o Estado e o Município permitiram o retorno do serviço, mas com uma série de exigências, como a operação de forma gradual com 30% da frota, obedecendo ao protocolo de medidas sanitárias. Conforme o decreto, a atividade foi autorizada mediante a disponibilização da medição da temperatura dos passageiros antes do embarque, proibindo a viagem de quem estiver com temperatura igual ou superior 37,8°C. 

Outras exigências:

  • O embarque só deve acontecer com o uso obrigatório de máscaras de proteção pelos passageiros e demais tripulantes; 
  • A empresa também deve promover a limpeza e desinfecção obrigatórias dos veículos antes e ao término de cada viagem;
  • Priorizar a venda de passagens pela internet ou meios digitais;
  • Impedir o transporte de passageiros em pé no veículo, durante todo o trajeto.    

O serviço ainda deverá instalar medidas para o cumprimento do distanciamento mínimo nos terminais de embarque e desembarque, como a demarcação da distância de dois metros nesses locais e ainda disponibilizar álcool gel 70% aos passageiros, junto a informações sanitárias sobre higienização e cuidados para a prevenção da Covid-19.  

Fluxo 

Antes da pandemia, 30 mil pessoas circulavam por dia nos ônibus da Via Metro no Cariri. Destes, 18 mil nas linhas intermunicipais e 12 mil nas rotas urbanas dentro da cidade de Juazeiro do Norte. Em maio, o serviço foi retomado por uma semana, mas voltou a ser suspendido no dia 16 a partir de alteração no decreto municipal. Neste período que rodou, o número de usuários chegou a cerca de 2 mil.  

Assuntos Relacionados