Olho D'Água do Pajé é outro atrativo do município

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda: Trata-e de uma nascente de água com uma peculiaridade em toda a região: apresenta água com uma temperatura mais alta, que´, além do banho, atrai lavadeiras da região

O Olho D'Água do Pajé está localizado no distrito de Aracatiaçu, em Sobral, embora fique bem mais próximo de Forquilha. Por isso recebe um grande número de visitantes desta cidade. Não se sabe a origem do local nem do nome. Mas o Olho D'Água atrai muitos visitantes.

As crianças se divertem tomando banho e também é utilizado constantemente pelas lavadeiras. Trata-e de uma nascente de água com uma peculiaridade em toda a região: apresenta água com uma temperatura mais alta.

A população do local ergueu, não se sabe quando ao certo, uma casinha de pedra e cimento para dar sombra aos que frequentam o local, construindo ainda dois tanques onde a água aflora no solo. Os dois tanques, um de água morna e outro de água fria, são interligados e as águas escoam para um terceiro tanque, este bem maior, que fica do lado de fora da casinha. É neste tanque que as crianças se divertem brincando enquanto as mães lavam roupa. Por fim, a água escoa para o sertão, formando um pequeno curso d'água. A região foi habitada por índios, o que influenciou na nomenclatura do local.

Tradições indígenas

Os indígenas têm em sua cultura a adoração de elementos da natureza como forma de promover curas e bem-estar. Essa cultura ainda resiste no meio do povo humilde local, assim como em quase todo o sertão nordestino. Tanto é verdade que muitos remédios naturais e chás de plantas medicinais são resultado do conhecimento deixado pelos primeiros habitantes do Brasil.