Louvor à padroeira de Jucás, Nossa Senhora do Carmo

Escrito por Redação ,
Legenda: A cerebração já conta 260 anos de caminhada e de reafirmação da fé católica. A festa religiosa é uma das mais antigas do Ceará
Foto: Foto: Honório Barbosa

Jucás. Nesse período do ano, marcado por temperaturas mais amenas, católicos saem de madrugada, nesta cidade, na região Centro-Sul do Ceará, para participar com muita fé e devoção, dos festejos em louvor à padroeira Nossa Senhora do Carmo. A festa religiosa foi aberta ontem à noite com celebração de missa e o novenário começa hoje (terça-feira) e prossegue até o próximo dia 16 de julho.

São 260 anos de caminhada e de reafirmação da fé católica. A festa religiosa é uma das mais antigas do Ceará. A programação inclui missas, ofícios, novena, procissão, leilão, quermesses. Neste ano, o novenário tem como temática central "Com Nossa Senhora do Carmo, vivamos à luz da palavra de Deus". A celebração em todas as noites é campal, defronte à Igreja Matriz dedicada à santa, que é Maria, mãe de Jesus, com o título de Nossa Senhora do Carmo.

Todas as noites centenas de fiéis participam, rezando e cantando, em homenagem à padroeira. Às 5 horas da manhã, a programação mantém a tradição popular e os moradores da pequena cidade são acordados com salvas e queima de fogos. A Banda de Música de Jucás executa dobrados e o hino da padroeira. É o aviso para que os devotos saiam de casa na manhã fria e sigam com destino à igreja para as missas, orações, preces e agradecimentos.

A aposentada Maria Fernandes há 50 anos mantém viva a tradição. "Nunca perdi uma missa e uma noite de novena", contou. "Comecei a participar ainda criança, trazida por mamãe, que era muito devota de Nossa Senhora do Carmo, um exemplo de uma fé fervorosa".

A igreja fica repleta de devotos que renovam preces, fazem agradecimentos. A maioria é de mulheres idosas. "A gente se sente mais aliviada, próxima de Deus quando acompanha as missas e novenas", disse a aposentada Francisca Cavalcante.

Ao meio-dia, os fiéis participam dos ofícios dedicados à santa. À noite, o encontro é defronte à Igreja Matriz, onde são celebradas as novenas, momento de maior acolhimento dos devotos. Neste ano, a programação é coordenada pelo padre José Alves, que assumiu recentemente a Paróquia. A primeira noite de novena será celebrada pelo padre Iranildo Melo, da Paróquia de Cariús. Nesta quinta-feira, o padre Afonso Queiroga celebra novena com a temática "A palavra na vida dos batizados". "O novenário é um momento de unir as famílias, aproximar as pessoas e fortalecer a fé", frisou. "O foco é a pregação dos ensinamentos de Jesus, o verbo que se fez presente entre nós". O sacerdote destacou que os festejos têm a característica de atrair filhos ausentes, que vêm de outras cidades e Estados e se reencontram num clima de confraternização. "É uma das festas mais concorridas da região". O encerramento ocorre no próximo dia 16. Às 8 horas será celebrada missa solene de encerramento.