GSU garante atendimento de urgência 24 horas
A população do de Canindé conta com um serviço 24 horas de referência. Criado no dia 24 de abril de 2004, o Grupo de Socorro de Urgência (GSU), está desenvolvendo um trabalho eficiente e salvando vidas. O serviço faz parte das ações da Secretaria de Desenvolvimento da Cidadania e Segurança (Sedecis), criada no dia 17 de dezembro de 2001, através da Lei Municipal Nº 171/01.
De acordo com a coordenadora Antônia Eliania Freitas Honorato a equipe é formada por um paramédico, uma enfermeira, um socorrista, uma auxiliar de enfermagem, além de 15 profissionais que pertencem à Guarda Municipal. Eles foram treinados pelo médico e supervisor do programa José Carlos Martins para desenvolverem atividades voltadas para casos de urgência e emergência, distribuídas em quatro equipes.
O secretário de Desenvolvimento da Cidadania e Segurança, coronel Raimundo Sampaio Filho, responsável direto pela instalação do serviço, não esconde a sua alegria com o sucesso da idéia. “Hoje o GSU é uma referência para a sede e zona rural. O atendimento de urgência é realizado num raio de 3.191km², onde tem acesso para a ambulância chegar até o paciente. Hoje Canindé tem uma população de 71.996 habitantes, sendo que 30.028 moram na zona rural e 39.573 na zona urbana. O município tem 34.881 homens e 34.720 mulheres, formando assim um contingente muito elevado para ser atendido. Felizmente os profissionais de Saúde estão conseguindo atender sem problemas”, observa coronel Sampaio.
No relatório que é feito todos os dias pela equipe de plantão os tipos de ocorrências mais comuns são: dores abdominais, vítimas de desmaios, dor cefálica, gestantes em trabalho de parto, paciente enfartado e as crianças, principalmente durante a madrugada. A média é de 22 atendimentos diários. Durante o mês as ocorrências, em média, atingem a casa de 324 chamadas.
“O problema mais sério que os paramédicos estão enfrentado é quanto aos acidentes com motoqueiros que insistem em não usar o capacete. Praticamente todos os acidentes registrados em Canindé e que têm o acompanhamento do Grupo de Socorro de Urgência, é causado por motos”, diz o secretário.
Um fato que merece destaque foi do agricultor Joel Ferreira Soares da comunidade de Japuara. Ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e se não fosse a rápida intervenção do GSU ele teria falecido. Segundo os médicos de plantão no Hospital Regional São Francisco a vida de seu Joel foi salva pela pronta ação dos profissionais de Saúde. “Se ele demora cinco minutos para ser trazido ao hospital, chegaria sem vida”, salienta o coronel.
Afora o trabalho do GSU a população de Canindé dispõe ainda dos serviços 24 horas do Grupo de Salva Vidas que atua em regime de urgência nos açudes, rios, áreas de banhistas e atendimento de afogamentos dotados de seis veículos Fyber 2000 com tração nas quatro rodas. A Guarda Municipal mantém, ainda, policiamentos a pé e motorizado que fazem a segurança nas praças, prédios públicos, escolas, mercados, e rondas escolares.
“Todo esse serviço é feito 24 horas, onde nós mantemos em alojamentos da própria Guarda Municipal equipes prontas para atender qualquer tipo de ocorrência nos períodos diurno e noturno com seis motocicletas, uma Kombi, um Fiat com rádios de comunicações portáteis, interligados com quatro Unidades Móveis em uma Central Fixa”, explica coronel Sampaio que recebe o apoio dos colegas: coronel José Arlito Carneiro e 1º tenente Clayton Campos Fernandes.
“Todo esse trabalho só está sendo possível graças à visão de futuro a Prefeitura, que estruturou o serviço que é modelo para os municípios que compreendem o Sertão Central II. É nosso ampliar os serviços e assim assegurar de vez um atendimento de qualidade com eficiência e responsabilidade para as famílias canindeenses”, finalizou coronel Sampaio Filho.
O Grupo de Socorro de Urgência 24 horas atende pelo fone 0800-280.0413. Para facilitar ainda mais o acesso da população aos serviços 24 horas, foram distribuídos cartões padronizados contendo todas as informações necessárias para solicitação do grupamento.
APROVAÇÃO — Se depender da aprovação da população, os serviços do GSU estão garantidos por muito tempo. “Foi uma idéia feliz da Prefeitura porque antes quando acontecia uma ocorrência mais grave o paciente ficava exposto ao sol ou chuva e em muitos casos corria perigo de vida, porque a demora para atendimento era uma verdadeira via-crúcis”, lembra o comerciante José Anastácio Pereira que já presenciou vários acidentes nos cruzamentos das ruas Joaquim Magalhães e Romeu Martins.
Outra que elogia a decisão é a dona-de-casa Maria de Fátima Santana de Jesus que reside na Rua Joaquim Custódio no Alto Guaramiranga. “Depois que foi criado o Grupo de Socorro de Urgência eu já presenciei vários atendimentos de urgência. Um deles foi com um motoqueiro que caiu e quebrou a perna e em menos de 10 minutos o grupo de socorro chegou ao local. Isso é um serviço que dignifica o cidadão ou cidadã”, elogia.
O secretário de Saúde do Estado Jurandir Frutuoso elogiou o sistema 24 horas implantado em Canindé quando esteve, recentemente, para lançar o Programa Saúde Mais Perto de Você. “Espero a criação de mais Grupos de Socorro, porque isso só fortalecem o atendimento de saúde pública”, concluiu o secretário.
SERVIÇO: O Grupo de Socorro de Urgência 24 horas atende pelo fone 0800-280.0413.
Antônio Carlos Alves
colaborador em Canindé