Jovens estudam vida de Edson Queiroz

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Alunos do Colégio Menino Jesus participam de projeto de pesquisa, como parte da disciplina de língua portuguesa. Eles apresentaram o resultado do estudo na Câmara Municipal de Canindé FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES

Canindé Alunos do Colégio Menino Jesus, neste Município, estudam a vida de um dos homens mais empreendedores da história do País, o industrial Edson Queiroz. Como parte do projeto, eles visitam amanhã, às 14h, o Sistema Verdes Mares.

Os estudantes trabalham com uma metodologia de ensino social e interativa, na qual contextualizam os conteúdos didáticos com as problemáticas sociais. A meta é possibilitar que os alunos possam interagir com o social, questionando e contribuindo para a transformação do meio.

Na língua portuguesa, além de trabalharem os conteúdos sistemáticos do 9º Ano, são inseridos projetos de leitura que viabilizam o desenvolvimento de habilidades, de forma a contribuir para uma reflexão sobre a vida.

Dentre os projetos de leitura específicos, os alunos do 9º ano trabalham no 3º período letivo o "Projeto Edson Queiroz - Um homem à frente de seu tempo". O mesmo tem por objetivo conhecer a vida do industrial, mostrando exemplos que podem ser trazidos para a realidade de cada um, tais como a determinação, o empreendedorismo e a importância do trabalho coletivo, que fez com que Edson Queiroz se tornasse um destaque na indústria, pecuária, comunicação e educação.

O projeto de leitura é monitorado pela professora da língua portuguesa Maria do Socorro Abreu Neri. Ela ressalta a importância de os alunos conhecerem a vida e as obras de pessoas que fizeram e fazem a diferença. "Conhecendo exemplos de vida os estudantes entenderão que saber ouvir, falar, sentir, abrir as portas da mente e despertar para a vida são princípios básicos para efetuarmos uma educação de qualidade, priorizando uma relação de valores", afirma ela. Para a coordenadora educacional, Joane Laurênio de Oliveira, a iniciativa traz muitos ensinamentos para os jovens. "O projeto mostra, de forma reflexiva, toda a vida empresarial deste homem que esteve à frente de seu tempo´´. As alunas Marina Kelly e Sávia Rafaella estudam a origem das empresas Cascaju e da importância que o empresário dava às suas origens, sobre o início da empresa e o grande carinho que o mesmo tinha por sua terra natal, Cascavel, e por seus conterrâneos. Bianca Sousa e Annyelle de Siqueira dão ênfase à história do gás (GLP) no Ceará e no Brasil.

Maria Eduarda fala da criação da Fundação Edson Queiroz e de seu objetivo .

Já a aluna Isabelle Vieira faz uma síntese de todas as empresas do grupo, destacando a versatilidade empresarial e dando uma amostragem da expansão de sua criação nos dias atuais.

O trabalho é realizado com estudos e pesquisas, dentro e fora do âmbito escolar. Foi apresentado para um público seletivo na Câmara de Dirigentes Lojistas de Canindé no último dia 27 de outubro, fazendo uma viagem pela história da industrialização do Ceará e a própria história do Brasil.

"O trabalho é holístico e desenvolvido interdisciplinarmente. A educação, para ser transformadora e emancipadora, precisa estar centrada na vida. O jovem pode ser empreendedor, ter competitividade, mas com solidariedade. Precisamos sonhar, agir em função de um projeto de vida e de esperança´´, ressalta a professora Socorro Abreu.

Para o diretor do Colégio Menino Jesus, Romeu Rocha de Oliveira, é "impressionante" ver como determinados homens exerce grande influência no desenvolvimento social, econômico e cultural de um País. É o caso, conforme destaca, do empresário Edson Queiroz.

Com a pesquisa, os estudantes ampliam os horizontes de vida, podendo projetar planos futuros para a vida adulta, como novos profissionais.

Antônio Carlos Alves
Reporter