Europa conhecerá encantos da Chapada do Araripe

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
Cidades europeias, como Coimbra e Veneza, conhecerão projetos da Fundação Casa Grande e do turismo solidário

Nova Olinda. "Casa Grande - Uma viagem aos encantos da Chapada do Araripe" é a exposição que será mostrada na Europa a partir de hoje. A exuberância da natureza, a religiosidade, cultura e demais manifestações populares caririense serão levadas a Portugal e Itália, por meio do trabalho da Fundação Casa Grande. A visão das crianças e adolescentes sobre o trabalho de protagonismo infanto-juvenil e gestão, exposições, palestras dos responsáveis pela instituição dando enfoque ao Cariri e o projeto da Fundação serão expostos para os europeus.

Uma exposição itinerante, com dezenas de imagens do Cariri e suas principais características, além do show "Rua do Vidéo", mostrando também os dotes musicais dos meninos e meninas da Casa Grande, serão apresentados em várias cidades de Portugal e Itália, fortalecendo o turismo social e proporcionando a divulgação dos valores regionais. Em abril e junho, os encantos da Chapada serão levados aos cariocas e alemães. Junto com a exposição, haverá uma mostra de vídeos sobre a cultura popular local, feitos pela TV Casa Grande.

O trabalho desenvolvido faz parte de uma parceria de Fundação Casa Grande e Ministério do Turismo. Segundo o diretor da Fundação, Alemberg Quindins, a ideia para desenvolver esse trabalho partiu de um edital que foi lançado por meio do Ministério, sobre turismo social de base comunitária. Outro aspecto importante dentro dessa visão é levar o nome de um dos 65 municípios que foi escolhido como destino indutor do turismo nacional, que é Nova Olinda, onde está sediada a Fundação. Alemberg ressalta a participação da Casa Grande na Rede Nacional de Turismo Solidário.

E é esse turismo pautado na construção social, na troca de conhecimentos, integração com outras culturas que está dentro da perspectiva de trabalho. "Vamos mostrar, por meio desse projeto, o destino indutor, por meio da Casa Grande", explica. Algumas experiências de turismo social de base comunitária no Brasil serão apresentados pelos diretores da Fundação.

A visão do Cariri e o seu contexto social e cultural serão repassados com a visão das crianças e adolescentes da Casa Grande. Já o trabalho da Fundação, ficará a cargo do diretor da Casa Grande, e a diretora, Rosiane Limaverde, que ministrarão palestras sobre o Cariri e Chapada do Araripe, em seus vários contextos. O show e a exposição são espetáculos à parte.

Serão 19 dias de incursão pela Europa, começando nesta segunda-feira, dia 1º, em Coimbra, Portugal, com abertura da exposição, "Casa Grande - Uma Viagem aos encantos da Chapada do Araripe", com fotografias de João Paulo Maropo, da instituição, e Augusto Pessoa. Serão cinco cidades portuguesas, incluindo Conimbriga, Montemor, Mértola e Lisboa. Dentro da programação visitas ao Museu de Arqueologia Egípcia e aos túmulos do poeta Camões e do navegador Vasco da Gama. Serão quase dez dias nas terras lusitanas.

Na Itália, as históricas cidades de Verona e Veneza entram no roteiro. A chegada será em Pontedera, onde haverá um workshop com estudantes da escola de música e, no dia 11, espetáculo "Rua do Vidéo", uma homenagem à rua principal do município de Barbalha.

Dentro da proposta de expandir o turismo social, foi realizado no Cariri, por meio da Casa Grande, um seminário sobre o assunto. Esse foi o primeiro momento. Já o segundo objetiva dar visibilidade ao destino indutor fora do Brasil. Alemberg destaca que a principal meta da exposição é circular os países mostrando os atrativos da região do Cariri e da Fundação Casa Grande.

Maior visibilidade

Segundo Alemberg, o mais importante é a visibilidade que será dada ao Cariri, como destino indutor internacional e roteiro de turismo solidário, que chama as pessoas qualificadas para a região, trazendo informação e capacitação.

"Na realidade, gera intercâmbio e não apenas traz o turista só para gastar dinheiro. É um turismo que gera desenvolvimento qualificado", enfatiza. E este modelo, conforme o diretor, deve ser visto da melhor maneira, porque o povo da região recebe bem as pessoas, um atributo importante. Ele também destaca o Cariri como estratégico no Nordeste. Tem um aeroporto a pouco mais de uma hora de todos os aeroportos desta região.


Elizângela Santos
Repórter

MAIS INFORMAÇÕES

Fundação Casa Grande
Avenida Jeremias Pereira, 444
Nova Olinda: (88) 3546.1333
Escritório no Crato: (88) 3521.8133