Crateús amplia lojas de instrumentos musicais

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Aprender a tocar um instrumento está no foco de muitas pessoas que procuram lojas especializadas

Crateús
Aliar a paixão pela música ao comércio. Essa foi a forma que o jovem Israel Rosa, atualmente com 20 anos, encontrou para unir o útil ao agradável: fazer o que gosta e obter renda. Abriu a loja Arena Musical em 2009 e, desde então, oferece variadas opções em instrumentos musicais. A loja vende dos instrumentos mais conhecidos e procurados, como o violão, aos mais complexos, como contra baixo e saxofone.

Na Arena Musical, o jovem empresário Israel Rosa vende os produtos e também oferece aulas para os que querem se iniciar na arte. A maioria procura mais por hobby, entretanto há os que querem se profissionalizar FOTO: SILVANIA CLAUDINO


Guitarras, baterias e teclados são objetos comuns para o proprietário, que toca, praticamente, todos os instrumentos desde os 10 anos de idade. E utiliza o dom para repassar aos interessados. A loja trabalha com uma promoção permanente: ao adquirir um instrumento, o cliente ganha um mês de aula gratuita, com o próprio músico.

"Somos especializados em música. Tanto vendemos o instrumento como damos esse início na atividade, com a promoção das aulas grátis, como uma maneira de incentivar o cliente e ajudar principalmente os iniciantes", destaca o proprietário.

As aulas estão disponíveis também para quem já tem instrumento. Israel é o próprio instrutor e a mensalidade custa R$ 40 para o aprendizado.

Israel destaca também que o fato de ser músico e conhecer bem os instrumentos e as marcas existentes no mercado coloca a sua loja em grande vantagem. Isso porque pode orientar o cliente no momento da compra do equipamento. Possui também o curso de luthier, estando apto a consertar e afinar instrumentos. "Sabemos o que é melhor para o cliente tanto em termos de marca como nas orientações gerais. Observamos se ele é iniciante, intermediário ou profissional a fim de indicar o melhor", garante o jovem.

Conforme Israel, na sua loja, o público é diversificado, tanto em gênero como em idade. Mas há predominância dos jovens, que, por vezes, chegam com os amigos em busca de instrumentos para montar uma banda. Outros, porém, vem com o objetivo de aprender a tocar um instrumento como hobby. Poucos desejam a profissionalização. "Temos clientes de todas as faixas etárias e com vários interesses" afirma o empresário.

O público da Arena Musical é do município e de regiões do entorno e até da Serra da Ibiapaba. O projeto da loja é, ainda neste ano, implantar uma Escola de Música em ambiente destacado da loja.

Diversificação

A Eletrônica São Francisco, também em Crateús, oferece à clientela uma diversificada opção em instrumentos musicais. Com larga experiência em vendas e consertos de equipamentos eletrônicos, especialmente sons automotivos, a loja iniciou, há quatro anos, a atividade de venda de instrumentos musicas.

De acordo com o proprietário, Francisco Chagas do Nascimento, o público jovem é o que mais adquire instrumentos na sua loja. Os mais procurados são violão e guitarra. No local, há um espaço amplo dedicado aos instrumentos, no piso superior. É onde a juventude pode apreciar e escolher à vontade entre os estilos e marcas.

"Vendemos para toda a região e os jovens são os nossos maiores clientes. Eles adquirem instrumentos musicais diversos, mas os mais procurados são o violão e a guitarra", afirma Francisco Nascimento.

Mais informações

Arena Musical, Rua D. Pedro Ii, 804 C entro - (88) 3691.1165
Eletrônica São Francisco
Rua Cel. Totó, 1248
Centro - (88) 3691.1052

SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER