Sertão Central inaugura hospital de campanha e ganha 40 novos leitos de enfermaria para Covid-19

A estrutura é a primeira deste modelo do Interior do Estado e foi montada anexa ao Hospital Regional do Sertão Central.

Escrito por Redação , regiao@svm.com.br
Hospital de Campanha Sertão Central
Legenda: Também estão em funcionamento os hospitais de campanha do Hospital São José, Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Geral César Cals, na Capital. Mais duas estruturas estão sendo construídas em Caucaia e Maracanaú, na Grande Fortaleza.
Foto: Foto: Divulgação/Sesa

Foi inaugurado nesta terça-feira (2) o hospital de campanha exclusivo para pacientes com Covid-19, em Quixeramobim. A estrutura, anexa ao Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), é a 1ª deste modelo montada no Interior e já pode receber pacientes com a doença. São 40 novos leitos de enfermaria, estrutura que se soma aos 102 leitos já disponíveis no Hospital: 40 são de UTI e 62 de enfermaria.

Estruturas semelhantes já haviam sido montadas em Fortaleza, no Hospital São José, Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Hospital Geral de Fortaleza e Hospital Geral César Cals. Além disso, hospitais de campanham estão sendo construídos em Caucaia e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Cada unidade também contará com 40 leitos.

>> Passa de 81% a taxa de ocupação de leitos de Covid em municípios do Interior com 'lockdown'

Segundo a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado, atualizada às 19h27 desta terça (2), a macrorregião do Sertão Central registra 5,13% do total de casos confirmados no Ceará. Os 20 municípios que integram a unidade de saúde somam, juntos, 6.617 infectados e 99 óbitos, enquanto o Estado tem 128.753 casos e 3.504 mortes. As cidades com maior número de infectados do Sertão Central são Quixadá (723), Canindé (523) e Quixeramobim (303).

O Ceará possui uma estrutura de saúde distribuída pelo interior com hospitais regionais em Juazeiro do Norte, Sobral e Quixeramobim, além de hospitais pólos e estratégicos.
Legenda: O Ceará possui uma estrutura de saúde distribuída pelo interior com hospitais regionais em Juazeiro do Norte, Sobral e Quixeramobim, além de hospitais pólos e estratégicos.
Foto: Foto: Divulgação/Sesa

Novos Leitos

Atendendo uma população estimada em 631 mil pessoas, de 20 municípios, o HRSC conta com 102 leitos disponíveis, segundo a Plataforma IntegraSUS. Dos 40 leitos de UTI, todos estão ocupados e outros 46 pacientes estão sendo acompanhados em 62 enfermarias do hospital, cuja taxa de ocupação é de 74.19%.

Assim, a implantação de novos leitos fortalece a regionalização da saúde no combate à pandemia, visto que o Interior do Estado passou a registrar aumento substancial dos casos de Covid-19. Nesta terça (2), o Sistema Verdes Mares mostrou que leitos de UTI implementados no Interior reduzem a distância e tempo de transferência de pacientes graves com a doença.

“O Governo teve um olhar estratégico para todas as regiões de saúde, com isso nós estamos conseguindo ampliar a assistência, facilitar o acesso, atender com mais qualidade e, consequentemente, salvar mais pessoas”, destaca Vânia Cavalcante, superintendente da Região de Saúde do Sertão Central.

Rede

O Ceará conta com hospitais regionais em Juazeiro do Norte, Sobral e Quixeramobim, além de hospitais pólos e estratégicos, como o São Camilo, em Itapipoca. 

Além disso, 21 cidades cearenses  já receberam incremento de leitos de enfermaria e de UTIs nas unidades existentes, sendo sete na Grande Fortaleza (Fortaleza, Maranguape, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Horizonte, Pentecoste e Caucaia) e 14 no Interior do Estado (Itapipoca, Tianguá, Itarema, Acaraú, Canindé, Quixadá, Iguatu, Aracati, Limoeiro do Norte, Sobral, Juazeiro do Norte, Crateús, Icó e Tauá). 

Segundo a Sesa, são mais de 2,6 mil novos leitos para atender pacientes com Covid-19 nas cinco regiões de saúde do Ceará: Fortaleza, Cariri, Litoral Leste, Sobral e Sertão Central. 

Assuntos Relacionados