Chuvas das últimas horas se concentram na região do Cariri; Missão Velha lidera com 30.4 milímetros

Há previsão de pluviometria para os próximos dois dias em quase todas as regiões do Estado

Legenda: Para domingo há possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e no Cariri
Foto: Honório Barbosa

As chuvas das últimas 24 horas tiveram volume reduzido e se concentraram na porção Sul do Estado. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou pluviometria em 18 municípios entre as 7 horas desta sexta-feira e 7 horas de hoje (17). 

As cinco maiores precipitações foram observadas em Missão Velha (30.4 mm), Crato (27 mm), Baturité (19.4 mm), Barbalha (19 mm), e Granjeiro (13 mm). Os dados são parciais e atualizados ao longo do dia.   

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Flaviano Fernandes, explicou que “as chuvas são provocadas por atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cuja borda está sobre parte da região Nordeste, trazendo instabilidade para a região.

Previsões

Para este sábado (17), a Funceme prevê tempo com nebulosidade variável em todas as regiões, com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba, no Cariri e no Sertão Central e Inhamuns.

Para domingo (17) a previsão aponta nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e no Cariri. Já na segunda-feira (18) pode chover em todas as regiões.

No próximo dia 20, a Funceme divulga, em parceria com o Inmet e o Centro de Estudos Climáticos e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), o prognóstico para o trimestre – fevereiro a abril.

Anteriormente, o Inmet e o Cptec/Inpe anteciparam previsão para o trimestre (fevereiro a abril) em que aponta possibilidade de chuva acima da média na porção noroeste do Estado e dentro da climatológica normal para o centro e sul cearenses.    

Quero receber conteúdos exclusivos sobre as regiões do Ceará