Centro visa promover o controle de doenças
O primeiro Centro de Entomologia do Interior fará pesquisas sobre os insetos, traçando o perfil epidemiológico do Cariri
Juazeiro do Norte. O Interior do Estado já conta com o seu primeiro Centro de Entomologia. Está localizado no Cariri. A finalidade é promover estudos e pesquisas sobre os insetos em todos os seus aspectos de relações com o ser humano, as plantas e os animais. O equipamento está instalado no bairro Novo Juazeiro e servirá de referência para 49 municípios da região. O projeto é uma parceria do governo do Estado e Prefeitura.
Segundo coordenadora da Vigilância à Saúde de Juazeiro do Norte, Francisca Delian Matos, com o novo centro, o município passa a ser referência na macrorregião na área de pesquisa entomológica, traçando o perfil epidemiológico da região. Segundo a coordenação do centro, as ações de controle serão dinamizadas com maior monitoramento.
Outro aspecto importante, conforme a coordenadora, é a formação de pesquisadores e multiplicadores para o controle de infestações, como a dengue, na microrregião. Parte dos equipamentos do centro deverão chegar até o mês de agosto. No momento, conta apenas com alguns microscópios. O prédio recebeu reforma da Prefeitura, mas será coordenado por meio do Estado. Os exames na área da entomologia eram feitos em Fortaleza.
O coordenador Estadual de Endemias do Estado, Marcelo Bezerra Nogueira, destaca a integração entre o Núcleo de Vetores e o Centro que estarão diretamente ligados. Será uma atuação voltada para a estruturação e incremento no laboratório. “O direcionamento desses trabalhos é de suma importância para a saúde pública. Representa um grande passo nesse sentido”, diz.
Dentro do processo de pesquisa contam a classificação dos vetores responsáveis por transmissão de doenças. O coordenador ressalta a oportunidade de se levar ao Interior do Estado mais tecnologia na área de pesquisa, com respostas mais rápidas aos problemas encontrados e uma maneira da região ter um controle mais efetivo da doença. “Esse laboratório nasce como o aval de um equipamento de referência nacional. O laboratório do Núcleo de Controle de Vetores, na Capital, com nível de segurança 2 (NB2), e representa uma conquista tecnológica muito grande. Existem apenas quatro laboratórios de entomologia com essa característica, um deles no Ceará”, ressalta.
O centro recebe o nome do médico Francisco Vitorino Monteiro. As ações voltadas para a promoção de conhecimento visam promover o controle doenças como dengue, calazar, chagas, esquistossomose e outras provocadas por insetos. Além disso, tratamento e todo um programa de capacitações e estágios envolvendo profissionais de saúde e estudantes em diversos níveis.
O laboratório de Entomologia Médica recebe o nome de Zolide Mota Ribeiro. A homenagem está voltada para suas ações na área. Ele esteve presente no dia da inauguração e agradeceu ao povo cearense pelo carinho. Espera que o centro possa dar contribuições importantes à sociedade no controle de doenças.
O coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica do Estado, Marco Aurélio, destaca o valor dos estudos na área da entomologia, principalmente no sentido de debelar epidemias de dengue.
Mais informações:
Secretaria de Saúde:
rua José Marrocos, s/n,
bairro Santa Teresa,
Juazeiro do Norte-CE
(88) 3511.3676
Elizângela Santos
Repórter