Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

No Ceará, Lula manda recado a economistas, diz que Bolsonaro não voltará e anuncia ITA em Fortaleza

Presidente desembarcou no Ceará na última quinta-feira e participou de evento do Banco do Nordeste nesta sexta-feira

Escrito por Igor Cavalcante, Ingrid Campos, Luana Barros, Alessandra Castro ,
Lula em discurso no Ceará
Legenda: Lula em discurso no Ceará
Foto: Thiago Gadelha

Em passagem pelo Ceará, nesta sexta-feira (1°), o presidente Lula (PT) enviou recado para economistas e fez discurso direcionado ao presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o petista disse que ele “não voltará”. Lula ainda anunciou uma nova unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para Fortaleza.

Logo no início de seu pronunciamento, o mandatário defendeu que o “dinheiro precisa circular na mão de muita gente, se ficar parado é concentração de riqueza”. Lula defendeu novamente a redução na taxa de juros, uma bandeira que ele já defendia desde a campanha eleitoral. 

“Os bancos jogam nas costas dos bons pagadores as dívidas dos bons caloteiros”, disse. “Não podemos ter medo de emprestar dinheiro para pobre se tivermos um compromisso de ajudar a desenvolver”, acrescentou. 

O presidente defendeu que esse pensamento seja usado para “convencer os economistas” brasileiros.

Lula e Elmano
Legenda: Presidente Lula e o governador Elmano de Freitas
Foto: Thiago Gadelha

Em fala direcionada a Campos Neto, que Lula chamou de “cidadão do Branco Central”, o petista disse que ele precisa saber que “é presidente do Banco Central do Brasil, não de outro país”. 

Em junho, o Banco Central informou que os juros cobrados pelos bancos no rotativo do cartão de crédito subiram para 455,1% em maio. Em abril, esse índice estava em 447,7% e, há um ano, estava em 368,8%, uma diferença de 86,3 pontos porcentuais. A taxa tornou-se a maior desde março de 2017, quando atingiu 490% ao ano.

Veja também

No início de agosto, o presidente do BC informou que estuda o fim do crédito rotativo do cartão de crédito, que eleva os juros alvos das críticas de Lula. O rotativo é aquele crédito contratado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão e dura 30 dias.

Após os 30 dias, as instituições financeiras parcelam a dívida. No caso do cartão de crédito parcelado, os juros ficaram em 196,1% ao ano em junho.

“O presidente do Banco Central não foi indicado por nós, o Banco Central agora é autônomo, não tem interferência da Presidência, que podia chamar para conversar. Se ele conversa com alguém, não é comigo, talvez com quem o indiciou. E que o indicou não fez coisas boas para este país”
Lula
Presidente da República

Lula ao lado de uma cearense beneficiada com crédito do BNB
Legenda: Lula ao lado de uma cearense beneficiada com crédito do BNB
Foto: Thiago Gadelha

Lula faz menção a Bolsonaro

Lula fez ainda outra menção direta ao adversário político ao comentar sobre os planos que ainda tem para o Governo. “Para quem está no governo, o mandato passa muito rápido, mas para a oposição demora muito”, disse.

“O Bolsonaro deve estar coçando as unhas e mordendo porque vai demorar para ele, e ele certamente não voltará”
Lula
Presidente da República

Atualmente, o ex-presidente está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por maioria de votos, a Corte declarou a inelegibilidade de Bolsonaro por oito anos, contados a partir das Eleições de 2022. 

Ficou reconhecida a prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros no dia 18 de julho do ano passado.

Anúncio do ITA no Ceará

Já na reta final do seu discurso, o presidente anunciou um investimento aguardado para o Ceará: uma unidade do ITA no Estado. A informação foi adiantada pelo Diário do Nordeste em junho.

“Nós vamos trazer o ITA para investir aqui no Ceará. É um presente que a gente vai dar ao Ceará porque o Ceará, quando vai disputar olimpíada de matemática é o que mais tem gente que ganha medalha de ouro, e quando vai fazer vestibular para o ITA, 40% (dos aprovados) são do Ceará. Vocês vão receber um prêmio de merecimento pela qualidade de estudos que aplicaram aqui"
Lula
Presidente da República

Em seu discurso, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, agradeceu a todos que fazem o Agroamigo e o Crediamigo no Ceará.

Governador do Ceará, Elmano de Freitas
Legenda: Governador do Ceará, Elmano de Freitas
Foto: Thiago Gadelha

“O trabalho que temos no Ceará é feito no Nordeste inteiro, são milhares e milhares de família que sofrem na pele o que as vezes falamos em discursos e teses, sofrem na pele a força bruta da desigualdade, da falta de oportunidade, mas que alegria é ter tido o presidente Lula com o presidente, à época, Robert Smith, e agora o presidente Paulo Câmara. Então, muito obrigado ao Banco do Nordeste, ao Crediamigo e ao Agroamigo”, comentou.

Lula no Ceará

Lula chegou ao Ceará ainda na noite de quinta-feira (31) em meio a um giro pelo Nordeste, com passagens pelo Piauí e pelo Rio Grande do Norte.

Integravam a comitiva presidencial o ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação, Camilo Santana; o deputado federal José Guimarães, líder do governo na Câmara Federal; e os ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

visita do lula ao ceará
Legenda: Presidente desembarcou em Fortaleza na noite desta quinta-feira (31)
Foto: Kid Júnior

Do aeroporto, o grupo seguiu para o Palácio da Abolição, onde o grupo foi recepcionado pelo governador Elmano de Freitas.

O presidente ficou hospedado no Hotel Gran Marquise, na Av. Beira-Mar de Fortaleza. Já nesta sexta-feira (1º), o ministro Camilo Santana chegou ao local por volta das 8h30 para acompanhar o presidente até o evento. Os dois saíram juntos do hotel por volta das 9h30.

Do lado de fora do hotel, populares acompanhavam atentos a movimentação atípica das autoridades e esperavam para ver Lula deixando o local. Apesar da expectativa, o petista não fez uma aparição pública.

Presenças

Às 10 horas, Lula chegou à sede do BNB. Dezenas de lideranças políticas acompanharam o petista no local, entre elas o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT). 

Nomes cotados para liderar a chapa do PT no pleito do próximo ano em Fortaleza também estiveram no local. Luizianne Lins (PT) e Evandro Leitão (PDT) ficaram no palco, próximo a Lula. Já Larissa Gaspar (PT) e Guilherme Sampaio (PT) acompanharam do setor na plateia reservado para as autoridades. 

Elmano de Freitas ao lado do presidente Lula. Ao fundo, Evandro Leitão
Legenda: Elmano de Freitas ao lado do presidente Lula. Ao fundo, Evandro Leitão
Foto: Thiago Gadelha

  • Elmano de Freitas, Governador do Ceará,
  • Eunício Oliveira, deputado federal;
  • Eduardo Bismarck, deputado federal;
  • Romeu Aldigueri, deputado estadual
  • Leo Couto, vereador de Fortaleza;
  • Gabriel Aguiar, vereador de Fortaleza;
  • Robério Monteiro, deputado federal;
  • Jô Farias, deputada estadual;
  • Juliana Lucena, deputada estadual,
  • Inácio Arruda, secretário do Ministério de Ciência e Tecnologia;
  • Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil;
  • Sarto, prefeito de Fortaleza;

Prefeito José Sarto subiu ao palco e acompanhou o evento com o presidente Lula
Legenda: Prefeito José Sarto subiu ao palco e acompanhou o evento com o presidente Lula
Foto: Thiago Gadelha

  • Elpídio Nogueira, secretário de Cultura da Prefeitura de Fortaleza,
  • Agenor Neto, deputado estadual;
  • Larissa Gaspar, deputado estadual;
  • Zelma Madeira, secretária de Igualdade Racial do Governo do Ceará
  • Augusta Brito, senadora;
  • Waldez Góes, ministro da Integração e Desenvolvimento Regional;
  • Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;
  • Camilo Santana, ministro da Educação;
  • Márcio Macêdo, chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República;
  • Mauro Filho, deputado federal;
  • Manuel Pinheiro, Procurador Geral da Justiça;
  • Luizianne Lins, deputada federal.
Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados