Legislativo Judiciário Executivo

Eunício tem encontro com Lula em São Paulo para tratar de campanha no Ceará

Com a definição do diretório do PDT, lideranças políticas contrárias ao nome do ex-gestor se articulam para definir candidato ao Governo do Estado

Escrito por Alessandra Castro , alessandra.castro@svm.com.br
fotografia
Legenda: Eunício tem articulado se lançar como candidato ao Governo do Estado
Foto: José Leomar

No mesmo dia em que o PDT definiu que lançará o ex-prefeito Roberto Cláudio como candidato à sucessão Estadual, o ex-senador Eunício Oliveira (MDB) esteve reunido com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o deputado federal José Guimarães (PT) em São Paulo para tratar da campanha eleitoral no Ceará.

Após o encontro, o presidente do MDB no Estado disse que o diálogo foi "excelente". Na ocasião, ele ressaltou que, após andanças pelo interior do Ceará nas últimas semanas, o sentimento é de que a "população cearense quer retornar ao caminho da esperança, prosperidade e da justiça social".

"Me reuni com o presidente Lula em São Paulo. Foi um diálogo excelente, onde tratamos dos desafios da conjuntura nacional, com especial atenção ao cenário político do nosso Ceará. (...) E vamos pavimentar o caminho de Lula até a presidência da República. Estamos unidos nesta frente ampla pelo Brasil e pelo Ceará"
Eunício Oliveira
Ex-senador e Presidente do MDB Ceará

Um total de 11 diretórios do MDB nacional também participaram do encontro. São lideranças que se candidatarão ao Senado e também aos governos estaduais. Segundo Eunício, o ex-presidente Lula declarou que "esses 11 diretórios terão meu total empenho, total apoio".

"Eu irei quantas vezes for necessário para ajudar esses companheiros que estão aqui, os que forem candidatos a senador, a governador, a deputado, o que precisar fazer eu vou fazer por esse grupo que está aqui", teria dito o ex-presidente Lula, segundo o ex-senador Eunício.

Na semana passada, Eunício reforçou, em entrevista ao Diário do Nordeste, seu veto ao nome de Roberto Cláudio como candidato do grupo governista. Ele articulava, inclusive, se lançar como candidato ao Governo do Estado, desde que com apoio do PT, de Camilo e de outros partidos políticos já mirando no racha entre PT e PDT caso a governadora Izolda Cela fosse preterida por sua legenda. 

Veja também

Rompe ou não?

Eunício é uma das lideranças que deve se reunir com a cúpula do PT no Ceará nesta semana para definir a estratégia eleitoral no Estado. Apesar de ainda não ter confirmado o rompimento com o PDT na disputa pelo Governo do Estado, lideranças do Partido dos Trabalhadores têm dado acenos de que o racha não está descartado.

Inclusive, nesta terça, o diretório petista divulgou que inicia hoje os encontros de uma agenda de articulações para definir o candidato ao Governo do Ceará.

Ainda na segunda, o ex-governador Camilo Santana lamentou a decisão do diretório do PDT em escolher a pré-candidatura de Roberto Cláudio para eleição deste ano. O ex-gestor da Capital foi escolhido após votação do diretório estadual pedetista, por 55 votos contra 29 e uma abstenção.

"Lamento muito que a primeira mulher governadora do Ceará não poderá concorrer à reeleição, após decisão do PDT. Siga firme, Izolda! O Ceará tem muito orgulho de sua força e determinação"
Camilo Santana
Ex-governador do Ceará

Para a deputada federal Luizianne Lins (PT), a escolha de Roberto é uma "demonstração clara de que o PDT não queria o apoio do PT".

Vice-presidente nacional do PT e articulado das eleições no Ceará, o deputado federal José Guimarães também se disse triste com a definição e ressaltou que ainda hoje se reuniria com o MDB, de Eunício, e com o PP, do deputado estadual Zezinho Albuquerque, para buscar "nossos caminhos no Ceará e o nosso palanque".

Nem Eunício e nem Zezinho comentaram o resultado do PDT.

Assuntos Relacionados