Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Em meio a boatos, Carla Zambelli explica por que deixou o País

Deputada alegou que foi cumprir "agendas pessoais" e "estudar meios de restaurar a liberdade de expressão no Brasil"

Escrito por Redação ,
A deputada Carla Zambelli está com uma bandeira do Brasil sobre os ombros.
Legenda: Carla Zambelli teve seus perfis nas redes sociais banidos pelas plataformas após decisões judiciais.
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) viajou para os Estados Unidos nesta quinta-feira (3). Em resposta à coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, a parlamentar negou estar "fugindo" do Brasil, como insinuou o deputado federal André Janones (Avante-MG) no Twitter, minutos antes dela embarcar. 

Veja também

"Se houver um pedido de prisão, eu me apresento. Não sou fugitiva, nem nunca serei", afirmou Zambelli, acrescentando que viajou para cumprir "agendas pessoais". "Aproveitarei a ocasião para estudar meios de assegurar e restaurar a liberdade de expressão no Brasil junto a autoridades americanas", concluiu.

A deputada não divulgou a viagem porque suas redes sociais foram bloqueadas pela Justiça nesta semana. Ela chegou a criar novos perfis, mas as contas foram novamente excluídas pelas plataformas.

Viagem aos Estados Unidos

De acordo com o Metrópoles, Zambelli viajou para os EUA em um voo da companhia Copa Airlines que decolou de Brasília às 2h02 e fez uma escala no Panamá.

A deputada bolsonarista estava acompanhada do marido, Coronel Aginaldo (PL), que deixou o comando da Força Nacional de Segurança para se candidatar a deputado federal pelo Ceará nas eleições gerais deste ano, mas perdeu.

Antes do posicionamento dito ao portal, o deputado federal André Janones escreveu no Twitter que causou "estranheza" a "maneira repentina" como a parlamentar saiu do País.

Motivos para ter 'fugindo'

Além de ter perseguido um homem negro com uma arma menos de 24 horas antes do segundo turno das eleições, a deputada é apontada como uma das lideranças bolsonaristas que mais estão insuflando bloqueios ilegais e que atentam contra a democracia brasileira nas rodovias federais.

Grupos dentro do bolsonarismo também acusam a parlamentar de ter sido responsável pela derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas urnas.

Assuntos Relacionados