Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Com críticas a André e Wagner, Girão diz que direita 'tem que fazer gestão irrepreensível' se eleita

Candidato do Novo criticou ex-aliados que também concorrem à Prefeitura de Fortaleza

Escrito por Luana Barros , luana.barros@svm.com.br
Eduardo Girão
Legenda: Eduardo Girão criticou ex-aliados André Fernandes e Capitão Wagner durante Sabatina PontoPoder
Foto: Ismael Soares

O candidato à Prefeitura de Fortaleza Eduardo Girão (Novo) falou sobre a expectativa de uma liderança de direita chegar ao comando do Paço Municipal e disse ser necessária uma "gestão irrepreensível". Ele afirmou que considera que "esse ciclo está perto de terminar" — em referência aos últimos prefeitos de Fortaleza, que pertencem a partidos de esquerda ou centro-esquerda. 

A declaração foi feita nesta sexta-feira (13) durante sabatina realizada pelo editor e colunista do PontoPoder, Wagner Mendes, e pela editora do PontoPoder, Jéssica Welma. 

"Sou de direita, respeito quem é de esquerda, tem propostas boas em todo lugar, mas eu sou de direita e conservador. E eu vou dizer uma coisa para você: se a direita entrar na Prefeitura de Fortaleza — e vai entrar, esse ciclo está perto de terminar — ela tem que entrar para fazer uma gestão irrepreensível".
Eduardo Girão
Candidato do Novo à Prefeitura de Fortaleza

Ao ser questionado sobre a estratégia de candidatos ligados ao campo de direita saírem em chapas separadas, como é o caso também de Capitão Wagner (União) e André Fernandes (PL), Girão falou da relação com os agora adversários e fez críticas que remetem a ambos.

Apesar de ressaltar a importância de uma liderança da direita chegar ao comando da Prefeitura de Fortaleza, Girão afirma que "ela não pode entrar com ninguém inexperiente, com pessoas que não têm a vivência de vida, maturidade para fazer o trabalho". O candidato do PL tem sido alvo de críticas por ser o mais jovem na disputa eleitoral.

Veja também

Girão ainda mencionou voto contrário à Reforma da Previdência, em referência a Capitão Wagner, que enfrentou polêmica sobre o posicionamento em 2019. "Direita é votar contra a Reforma da Previdência, por exemplo? Isso é direita?", indagou. Ele também lembrou que o União Brasil integra o Governo Lula (PT), comandando três ministérios, e que em cidades cearenses como Maracanaú, os dois partidos também são aliados. "Quando a gente diz direita, a gente tem que saber o que é realmente direita, o que é conservador", disse. 

Ele ainda comparou a experiência de gestão dele e do candidato do União Brasil. "A gente tem história de vida, de gestão de verdade. Não é dando um 'by pass' (de passagem, em tradução livre) ali, em uma secretaria, para dizer que foi secretário, que tem gestão, e infelizmente a gente não vê esses números acontecerem, vê naco de poder, colocando parentes para segurarem ali a secretaria. A população está farta desse tipo de jogada de propaganda, de marketing", alfinetou.

2º Turno

Mesmo com as críticas aos ex-aliados, Girão reforçou que "respeita" os dois. "Eu dialogo muito bem com o Capitão Wagner, com o André Fernandes. São pessoas que têm os seus méritos, mas o nosso projeto é completamente diferente", reforçou.

Veja também

Indagado se apoiaria um dos dois em eventual 2º turno, Girão disse que prefere acreditar que chegará à nova fase da disputa pela Prefeitura de Fortaleza. "Estou trabalhando no limite das minhas forças e vamos chegar no segundo turno. E vamos fazer uma grande virada, se for a vontade de Deus e do povo de Fortaleza", ressaltou.

Sabatina PontoPoder

As entrevistas foram realizadas entre os dias 9 e 13 de setembro com os cinco candidatos a prefeito melhor posicionados na Pesquisa Eleitoral Quaest mais recente.

São dois formatos de entrevistas com os candidatos. Primeiro, no bloco do PontoPoder no Programa Bom dia, Nordeste, transmitido simultaneamente na Verdinha FM 92,5 e na TV Diário. As entrevistas ocorrem ao vivo, a partir das 8h20, com duração de 20 minutos.

Uma segunda entrevista é gravada com cada candidato para ser transmitida, na íntegra, no portal e nas redes sociais do Diário do Nordeste às 17 horas. A sabatina é exibida às 16h25, desta vez no Programa Hora da Verdinha.

Serão gravadas entrevistas com os demais candidatos à Prefeitura. Elas terão duração de três minutos para cada candidatura, com exibição nos dias 16 e 17 de setembro, no bloco PontoPoder do programa Bom Dia, Nordeste. 

Veja o cronograma:

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados