Legenda:
Elmano de Freitas (PT), Roberto Cláudio (PDT) e Capitão Wagner (União Brasil) são os três principais candidatos a governador do Ceará.
Foto:
Thiago Gadelha
A TV Diário e a Verdinha entrevistaram ao longo da semana os três candidatos ao Governo do Estado com cujos partidos têm representação parlamentar no Congresso Nacional. Entre os dias 24 e 26 foram recebidos nos estúdios, por ordem definida em sorteio prévio, Elmano de Freitas (PT), Roberto Cláudio (PDT) e Capitão Wagner (União Brasil).
Os candidatos tiveram 60 minutos para responder as questões feitas pelo time de entrevistadores e também da audiência, que participou enviando perguntas lidas durante a conversa. Ao final, eles usaram um minuto para uma mensagem final, dirigindo-se diretamente à audiência do rádio e da TV.
As entrevistas foram conduzidas por Daniella de Lavor, além de contar com a participação dos colunistas de política do Diário do Nordeste Inácio Aguiar e Jéssica Welma.
Além disso, os postulantes ao Executivo cearense puderam falar sobre propostas de governo caso sejam eleitos.
Ao final de cada participação o colunista Inácio Aguiar analisou o desempenho dos candidatos. Estão disponíveis os comentários também em vídeo sobre as participações de Elmano Freitas, Roberto Cláudio e Capitão Wagner.
O Diário do Nordeste separou compromissos dos políticos em quatro áreas como Saúde, Educação, Segurança Pública, Economia e políticas voltadas para a defesa da mulher.
Legenda: Elmano de Freitas é o candidato do PT ao Governo do Estado
As novas estruturas também oferecerão aos pacientes serviços como hemodiálise e tratamento de doenças vasculares, como infarto e AVC, segundo o candidato.
Mais propostas de Roberto Cláudio:
Saúde
Agregar em cinco hospitais regionais a estrutura de um hospital regional do câncer
Defesa da mulher
Aumentar e descentralizar a presença da Polícia Civil, da Defensoria, do Ministério Público.
Educação
Criar rede estadual atualizar as carreiras que estão sendo formadas e dirigir essa formação para as necessidades de mercado de cada região.
Economia
Criar em quatro anos seiscentas mil vagas de trabalho entre investimento público do próprio governo.
Legenda: Capitão Wagner é o candidato do União Brasil ao Governo do Estado
Ele defendeu a capacitação profissionalizante, em parceria com institutos de ensino. Um dos principais focos, segundo o candidato, é a formação na área de tecnologia. A meta é que 50 mil jovens sejam colocados, por ano, no mercado de trabalho.
Mais propostas de Capitão Wagner:
Segurança Pública
Montar no Ceará o maior escritório de inteligência do Brasil
Saúde
Criação do programa TEC Saúde, utilizando a rede de hospitais regionais
Educação
Ampliar o número de escolas em tempo integral, profissionalizantes, e os colégios militares.
Economia
Isentar o pagamento de IPVA de motociclistas com até 170 cilindradas.